Desfecho inesperado na primeira qualificação do GP da Catalunha de MotoGP em Barcelona. Fabio Di Giannantonio foi o líder com uma nova volta recorde, enquanto Raúl Fernández também conseguiu o apuramento… ao contrário de, entre outros, Marc Márquez e Miguel Oliveira.
Após as primeiras tentativas, Raúl Fernández (Trackhouse Racing/Aprilia) e Marc Márquez (Gresini/Ducati) estavam nas posições de apuramento, com Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) no seu encalço em terceiro.
A tabela manteve-se idêntica depois das segundas voltas lançadas no que respeita aos três primeiros, mas Álex Márquez (Gresini/Ducati) chegou à quarta posição.
A pouco mais de dois minutos da bandeira de xadrez, Fernández surpreendeu com uma nova volta recorde, enquanto Oliveira (Trackhouse Racing/Aprilia) chegou à segunda posição. Di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46/Ducati) chegou a terceiro. Marc Márquez viria a melhorar para voltar a segundo.
Di Giannantonio bateu Fernández com mais uma volta recorde, mas ambos seguiram para a Q2. Isso deixou Marc Márquez em terceiro, mas ainda viria a piorar: Álex Márquez ultrapassou o irmão em cima do fim, relegando-o a quarto da Q1 e 14.º na grelha de partida. Oliveira não foi além de quinto, correspondente a 15.º na grelha de partida.