• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Quinta-feira, Dezembro 18, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Desporto

Fermín Adeguer explica os desafios físicos de uma moto de MotoGP

by Redação
Abril 23, 2025
in Desporto
0
Fermín Adeguer explica os desafios físicos de uma moto de MotoGP
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Fermín Aldeguer estreia-se este ano no MotoGP e, com isso, está a aprender a pilotar uma moto diferente e muito mais exigente do que alguma vez teve antes – tendo, por isso, de fazer uma adaptação física.

O site SPEEDWEEK.com questionou o jovem espanhol da BK8 Gresini sobre quais são as partes do corpo que mais usa a pilotar a moto, ao que o #54 retorquiu: ‘Se o fizeres inconscientemente, diria os tríceps, os ombros, o pescoço e a parte inferior das costas. Mas em corridas como a de Austin, vê-se que os pilotos usam mais os adutores nas curvas à esquerda. Também temos saliências no depósito para nos apoiarmos, o que torna mais fácil. É algo que aprendes com o tempo e prática’.

RelatedPosts

O MotoGP enfrenta uma dúvida com o circuito do Brasil: conseguirá Goiânia cumprir os padrões de segurança?

Francesco Bagnaia ainda não sabe o que realmente aconteceu em Motegi

Vespa celebrou o espírito de Natal no coração de Milão, com decoração especial

No caso do circuito de Austin em particular, Aldeguer conseguiu compensar o cansaço dos braços: ‘Nas últimas voltas, quando senti fadiga nos braços, ajudei com a travagem com as minhas pernas e dei um grande passo em frente. Volta após volta fiquei menos cansado porque estava a alternar entre pernas e braços, e isso ajudou-me a ser veloz na parte final da corrida’.

Este uso das pernas é uma diferença face ao Moto2, confirmou o rookie: ‘Não usas tanto no Moto2 porque, em última instância, a velocidade que atinges é mais baixa, e a potência de travagem também é mais baixa. É verdade que travas mais tarde, mas a inércia não é a mesma. Há uma diferença entre usar travões de carbono e travões de aço e, ergonomicamente, a Moto2 não tem saliências no depósito para te apoiares contra elas quando travas’.

Outro aspeto corporal que sofre na pilotagem de uma MotoGP é a coluna lombar: ‘Penso que é devido à carga isométrica quando estás a construir a força, e penso que as mudanças de direção também são muito exigentes. Em última instância, estás a trabalhar sempre as tuas pernas, e as pernas levam às ancas, e as ancas levam à coluna lombar. Sentes mais isso durante as mudanças de direção’, explicou Aldeguer.

Related

O MotoGP enfrenta uma dúvida com o circuito do Brasil: conseguirá Goiânia cumprir os padrões de segurança?

by Redação
Dezembro 18, 2025
0
O MotoGP enfrenta uma dúvida com o circuito do Brasil: conseguirá Goiânia cumprir os padrões de segurança?

O sonho brasileiro do MotoGP: irá Goiânia passar no teste para 2026? O entusiasmo no mundo do MotoGP é palpável à medida que se aproxima o momento do...

Read moreDetails

Francesco Bagnaia ainda não sabe o que realmente aconteceu em Motegi

by Redação
Dezembro 18, 2025
0
Francesco Bagnaia ainda não sabe o que realmente aconteceu em Motegi

@photopsp_jacek_swiderek

Read moreDetails

Fabiano Sterlacchini fala da estratégia da Aprilia no MotoGP: como desafiar Marc Márquez

by Redação
Dezembro 18, 2025
0
Fabiano Sterlacchini fala da estratégia da Aprilia no MotoGP: como desafiar Marc Márquez

Dentro da estratégia da Aprilia no MotoGP: Fabiano Sterlacchini revela os segredos do sucesso! Numa entrevista exclusiva à imprensa internacional, Fabiano Sterlacchini, Diretor Técnico da Aprilia, levanta o...

Read moreDetails

Maverick Viñales junta-se à família Lorenzo para 2026: poderá esta decisão relançar a sua carreira?

by Redação
Dezembro 18, 2025
0
Maverick Viñales junta-se à família Lorenzo para 2026: poderá esta decisão relançar a sua carreira?

photopsp_lukasz_swiderek

Read moreDetails

Gala dos Campeões FMP 2025

by Redação
Dezembro 16, 2025
0
Gala dos Campeões FMP 2025

O Casino do Estoril foi mais uma vez o palco escolhido pela FMP para homenagear os Campeões Nacionais de Motociclismo 2025 na sua habitual gala. Na mesma ocasião...

Read moreDetails

Honda HRC e Martim Ventura a postos para atacar 2026

by Redação
Dezembro 16, 2025
0
Honda HRC e Martim Ventura a postos para atacar 2026

Monster Energy Honda HRC Rally & Rally2

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.