O mundial de MotoGP está entregue: Francesco Bagnaia é campeão mundial de MotoGP! Para tal o italiano beneficiou da queda de Jorge Martín com Marc Márquez, numa última tentativa de recuperar posições!
Tudo a postos para o arranque da última corrida do ano da temporada para a qual Bagnaia parte com uma vantagem de 14 pontos face a Martín, e, face à penalização a Maverick Viñales, terá um arranque da pole position. Cenário nada abonatório para Martín que sabe que é praticamente obrigado a vencer enquanto espera que Bagnaia não vá além da sexta posição, ainda que existam outras condições para tal.
Em caso de igualdade pontual e tal como confirmado já por Mike Webb, Diretor das Corridas, o vencedor será quem mais vitórias em GP conquistou, com Bagnaia a ser assim o vencedor, mesmo que Martín saia com o triunfo hoje.
Ambos os pilotos optaram pela mesma seleção dos pneus, com o médio na frente e o duro na dianteira.
O arranque correu da melhor forma para Bagnaia que aproveitou da melhor forma a pole position para esta corrida, Martín não demorou a ascender ao segundo lugar.
Com o espanhol a 0.119s do italiano nas voltas iniciais, o momento de maior intensidade aconteceu já dentro da volta três, onde Martín ficou praticamente colado ao adversário da Ducati, e acabou por lhe tocar na traseira da moto. O piloto da Pramac acabou por tocar em Bagnaia e perder seis posições, retomando a corrida em oitavo. Se a tarefa estava complicada para Martín pior cenário era difícil de prever!
Nas voltas que seguiram Martín melhorou e ascendeu a sexto mas… desastre, desastre, desastre!
Marc Márquez e Martín envolveram-se numa queda e ficaram fora de corrida.
Francesco Bagnaia é o novo campeão do mundo!