Jorge Martín é claramente o piloto um dos destaques do dia mas não pelas melhores razões: o 10.º lugar na corrida de sábado no Qatar deixou o espanhol a 21 pontos de Francesco Bagnaia e na análise à sua prestação o espanhol admitiu que chegou… a rir.
‘A determinada altura comecei a rir-me porque não me venceram na pista, porque com as mesmas condições estou confiante de que conseguiria vencer hoje. […] Estou também frustrado porque creio que mereço também este campeonato e perdi-o em grande parte hoje’, disse Martín à imprensa no circuito qatari.
O piloto foi depois questionado sobre se é possível fazer algo para evitar problemas destes no futuro, ao que respondeu: ‘Creio que não há necessidade de entender o que se passou porque acho que não querem decidir o campeonato: querem ser competitivos, espero e acredito que nos queiram as mesmas condições mas… perdi 1.5s de ritmo num dia. Acho que não me esqueci de como pilotar. Acho que têm de melhorar e analisar por que razão isto acontecer para que não volte a acontecer no futuro, e tenho esperança que possa lutar por mais campeonatos no futuro, mas hoje sinto-me um pouco perdido porque é mais difícil agora’.
Face à diferença de 21 pontos que agora separam Martín de Bagnaia, o espanhol garantiu que não vai baixar os braços: ‘Acho que ainda o podemos conseguir. Vamos chegar a Valência e vamos ver se conseguimos ser competitivos. É uma pista de que gosto muito e onde fui muito rápido no passado. Vamos ver, é fácil recuperar pontos agora como se viu hoje, perdi muitos, por isso se ganhar ambas as corridas em Valência posso ter uma pequena hipótese de vencer, mas agora a questão é como este pneu alterou o meu caminho para o título porque creio que hoje era capaz de recuperar pontos’.