O último título de Marc Márquez no MotoGP remonta a 2019, época que dominou por completo com 12 vitórias e 18 pódios em 19 corridas. Agora, o piloto da Repsol Honda enfrenta um cenário muito diferente para pior, chegando às últimas três rondas desta temporada registando apenas um pódio.
Questionado pelo site Crash.net sobre se neste momento conseguiria fazer os mesmos tempos por volta de 2019 caso tivesse o mesmo equipamento, o espanhol retorquiu: ‘É uma boa pergunta, se iria fazer os mesmos tempos de volta. Acho que sim. É verdade que a condição física é muito parecida à de 2019 neste momento. Sinto-me bem, embora em 2019 tenha feito uma época muito boa, tive dificuldades com o meu ombro. Quando acabei a temporada, operaram-me ao ombro. Portanto, neste momento na condição física sinto-me bem’.
Porém, Márquez admitiu que psicologicamente ao nível da confiança não está ao mesmo nível de 2019: ‘Em termos mentais, não sou o mesmo. Sou mais maduro, mas neste momento menos convicto em pista. Porquê? Porque estamos com mais dificuldades e nesse período [2019] estava a ganhar em quase todos os fins de semana, ou a lutar pelo pódio. Assim tens muita confiança em ti mesmo. Agora, depois de um momento difícil no qual pensas que rendeste bem, mas os resultados nunca chegaram, não tens a mesma confiança. Mas estamos a trabalhar para isso’.