• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sábado, Dezembro 27, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Desporto

Marc Márquez ‘quer moto 2025’ independente da marca mas… será mesmo assim?

by Redação
Novembro 13, 2024
in Desporto
0
Marc Márquez ‘quer moto 2025’ independente da marca mas… será mesmo assim?
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Depois de 11 anos com a Honda Marc Márquez disse adeus, no final de 2023, à fabricante japonesa e pela primeira vez na sua carreira enquanto piloto de MotoGP está com outra fabricante e para já é notória a competitividade do espanhol que em 2025, garantiu, quer correr com uma moto mais atualizada, independente da marca – corre este ano com uma Desmosedici GP23, na Gresini Racing – mas será que é mesmo assim e «qualquer» fabricante pode manter vivas as esperanças em contar com o ex-campeão do mundo desde que vá de encontro aos seus desejos?

Marc Márquez disse que pretende no próximo ano estar com uma moto ‘de 2025’ e que não importava o fabricante mas consideremos alguns cenários.

RelatedPosts

Darryn Binder ‘aterra’ no Motoamerica

NIU faz história, com máximos em 2025: Regresso ao crescimento e novo record histórico de vendas

Yamaha TDM850 / TDM900 (1991–2011): a moto que nasceu antes do seu tempo

O que motivou a saída de Marc Márquez da Honda foi precisamente a falta de competitividade da RC213V, com o piloto a alegar até mesmo que, além do agravamento do seu estado mental pela falta de resultados, teria até equacionado mesmo colocar um ponto final na sua carreira.

Quando anunciou abruptamente a sua saída da Honda, algo que aconteceu de forma muito emotiva e intensa, com o #93 a dizer que a equipa japonesa era uma verdadeira família para si e que mentalmente foi uma decisão muito difícil de tomar, a Gresini Racing jogou com o tempo e numa cartada de mestre avançou para a contratação do espanhol, num timing praticamente perfeito até porque a maior parte das equipas do MotoGP já estavam então fechadas.

Contudo, e com o olhar para a próxima época o desejo é o de ter à sua disposição uma moto completamente atualizada, Márquez quererá certamente manter-se no nível em que está atualmente ou até melhorar: tem conseguido pódios e disputado corridas pela vitória como aconteceu por exemplo no passado GP em Le Mans, e isso leva a uma questão: moto atualizada, muito bem, mas qualquer uma, mesmo? Não parece que é bem assim e é fácil de entender porquê…

Imaginemos o cenário em que a Honda, que tem dois pilotos seguros para 2025 – Johann Zarco e Luca Marini, ambos contratados este ano – mas tem duas vagas, decide avançar para a contratação de Márquez, iria este aceitar perante o atual estado competitivo em que se encontra a moto? Parece praticamente impossível ou inimaginável que Márquez aceitasse uma vez que isso seria como fazer uma viagem no tempo e voltar «ao passado» porque, ao olhar para o que se vê neste momento, não existem sinais claros de um regresso ao topo.

E a Yamaha? Álex Rins e Fabio Quartararo estão seguros, mas existe o rumor de a fabricante japonesa estar a tentar assegurar a Pramac Racing como equipa satélite para 2025 mas e mesmo que isso acontecesse e fossem necessários outros dois pilotos iria Márquez aceitar pilotar com uma moto que tem tido uma performance também aquém do esperado? Parece improvável ainda que, em traços gerais, a Yamaha pareça um pouco mais «capaz» do que a Honda neste momento.

A Ducati por seu lado parece estar a trabalhar para manter a Pramac do seu lado e equipa precisamente a equipa de Jorge Martín e Franco Morbidelli com motos de fábrica, pelo o que poderia ser a opção mais lógica ou até… a própria Ducati de fábrica firmar contrato com o espanhol ainda que, por uma questão de lógica, o que talvez fizesse mais sentido seria tentar o melhor de dois mundos: «agarrar» Martín (que já disse que quer uma equipa de fábrica, independentemente do fabricante), e dar a Márquez a dita moto de fábrica… na Pramac.

A fabricante italiana poderia assim ter Pecco Bagnaia e Martín na equipa de fábrica e Marc Márquez com uma moto de 2025 numa satélite sua.

Então e a Aprilia de fábrica, e a Trackhouse Racing, ou a KTM e GASGAS Tech3? São opções viáveis mas a Aprilia parece a melhor posicionada uma vez que não tem qualquer piloto com contrato para 2025, enquanto a KTM tem Pedro Acosta e Brad Binder seguro e dois outros no «limbo», Jack Miller e Augusto Fernández e certamente não terá problemas de forro financeiro para providenciar a Márquez o que deseja, ainda para mais sendo este um namoro «antigo» da fabricante austríaca.

Seja como for certo é que o mercado está dependente das opções que a Ducati tomar e a partir daí irá desenrolar-se o resto… Aguardemos.

Related

Darryn Binder ‘aterra’ no Motoamerica

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
Darryn Binder ‘aterra’ no Motoamerica

Sem lugar no mundial Moto2 no final da temporada 2025 o sul-africano Darryn Binder, irmão de Brad Binder, vai competir em 2026 no campeonato norte-americano de velocidade, o...

Read moreDetails

Brivio defende duas qualificações para o MotoGP

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
Brivio defende duas qualificações para o MotoGP

Com títulos conquistados na Yamaha com Valentino Rossi e Suzuki com Joan Mir o actual líder da Trackhouse Davide Brivio defende que o MotoGP deveria adoptar um novo...

Read moreDetails

Calendários Enduro 2026 da FMP

by Redação
Dezembro 26, 2025
0
Calendários Enduro 2026 da FMP

Já se encontram definidos os calendários 2026 para os Campeonatos Nacionais de Enduro, Mini Enduro, Enduro Sprint e Super Enduro. Como habitualmente, o primeiro a arrancar é o...

Read moreDetails

Marc Márquez alerta para um mercado de pilotos caótico ao longo da temporada de MotoGP de 2026

by Redação
Dezembro 23, 2025
0
Marc Márquez alerta para um mercado de pilotos caótico ao longo da temporada de MotoGP de 2026

Marc Márquez incendiou a discussão em torno da temporada de MotoGP de 2026, deixando antever um cenário empolgante que vai muito além da pista. Enquanto as batalhas intensas...

Read moreDetails

Dakar Future Mission 1000: o ano das motos

by Redação
Dezembro 23, 2025
0
Dakar Future Mission 1000: o ano das motos

O desafio Dakar Future Mission 1000, criado em conjunto com a edição de 2024, oferece a todos os preparadores e fabricantes que pretendam experimentar tecnologias inovadoras em termos...

Read moreDetails

Tiago Silva define futuro do ACTIB em Águeda e no mundo

by Redação
Dezembro 23, 2025
0
Tiago Silva define futuro do ACTIB em Águeda e no mundo

O Águeda Action Club - ACTIB realizou eleições no passado dia 12 de dezembro, reconduzindo Tiago dos Santos Silva na presidência da Direção para um novo mandato de dois anos. A eleição...

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.