Maverick Viñales explicou ontem que quer ver a sua Aprilia RS-GP mais aprimorada sobretudo no início das corridas onde o arranque, embora competitivo «apenas» o é para manter a posição da grelha de partida e não forte o suficiente para ganhar lugares, garantiu.
Após referir que iria pedir à Aprilia para trabalhar um pouco mais em melhorar o arranque das corridas o espanhol, que venceu há duas semanas em Austin, referiu: ‘Não consegui pilotar bem a moto para estar na segunda fila, e na corrida com o aquecimento do pneu, alguns deslizes, mesmo tinha ritmo para estar no pódio mas temos de aprender com este fim de semana. Precisamos de estar mais preparados no arranque porque os nossos adversários são muito fortes. Começámos bem mas eles são muito fortes e não consigo ganhar uma posição, apenas manter, e preciso de ganhar posições […]. O que aprendi deste fim de semana é que precisamos de estar mais preparados […]’.
E explicou de seguida que, para ser mais competitivo na corrida preciso de «sumo extra» da sua moto e que isso faz a diferença na posição final, o que pode determinar uma luta pelos lugares do pódio: ‘Na mesma corrida, se arrancar de quinto ou quarto estaria no pódio, e temos de forçar para começar melhor. Começámos bem mas não é suficiente, ou aliás é suficiente para me manter na mesma posição, se começar na fila da frente por exemplo consigo manter mas quando tenho de atacar de trás é completamente diferente: estás com o grupo e outras fabricantes são muito fortes no arranque’.
Viñales foi nono ontem em Jerez, atrás do melhor Aprilia em pista, Miguel Oliveira.