No final de 2018, a BMW Motorrad já introduziu a bem-sucedida estratégia de gama de modelos M para motos e tem vindo a oferecer equipamento especial M e peças de desempenho M desde então. A nova BMW M 1000 XR é o terceiro modelo M da BMW Motorrad a celebrar a sua estreia mundial, seguindo a superbike M 1000 RR e a dinâmica M 1000 R roadster
No ano do centenário da BMW Motorrad, a filosofia dinâmica da letra mais potente do mundo é também aplicada à nova M XR: M é sinónimo mundial de sucesso nas corridas e do fascínio dos modelos BMW de alta performance e destina-se a clientes com exigências particularmente elevadas de performance, exclusividade e individualidade.
Com uma potência do motor de 148 kW (201 cv), um peso a seco de apenas 223 kg e tecnologia de suspensão e aerodinâmica concebidas igualmente para uma utilização de alto desempenho em estradas rurais, viagens de longa distância e voltas rápidas no circuito, a nova M XR, como representante mais leve deste segmento de crossover, abre dimensões de condução dinâmicas anteriormente reservadas apenas a superbikes.
O potente M XR de 4 cilindros baseado no motor RR
Ainda mais potência de pico, maior binário e maior impulso e tração graças a relações secundárias e de transmissão mais curtas para o máximo prazer de condução em estradas rurais e circuitos.
A nova M XR possui um motor modificado de 4 cilindros em linha, arrefecido a água, baseado na unidade de potência da S 1000 RR. A sua potência máxima é de 148 kW (201 cv) às 12.750 rpm, 23 kW (31 cv) mais do que na nova S 1000 XR. O binário máximo de 113 Nm é atingido às 11.000 rpm. O regime máximo do motor da M XR é de 14.600 rpm. O aumento da força de tração da roda traseira em todas as mudanças é também proporcionado por uma relação de transmissão secundária mais curta através da utilização de uma roda dentada com 47 dentes (S 1000 XR: 45 dentes). Além disso, as relações de transmissão da 4ª, 5ª e 6ª velocidades são agora mais curtas em comparação com a S 1000 XR, o que também beneficia a tração na roda traseira, a aceleração e a força de tração.
M winglets e deflectores de vento: Trave mais tarde, reduza os cavalinhos e acelere mais cedo graças à força aerodinâmica descendente
Para além da tecnologia de tração e suspensão, a aerodinâmica foi também um item chave nas especificações para o desenvolvimento da M XR. A nova M XR recebeu winglets na área dos painéis laterais dianteiros com o objetivo de conseguir tempos de volta ainda mais rápidos no circuito e a melhor estabilidade de condução possível a altas velocidades. A partir de uma velocidade de cerca de 100 km/h, proporcionam um aumento da carga da roda dianteira graças à força aerodinâmica descendente gerada. Aumenta em cerca de 12 kg a 220 km/h.
O quadro foi concebido para uma condução orientada para o desempenho em estradas rurais e circuitos de competição, com Controlo Dinâmico de Amortecimento (DDC), base de suspensão ajustável, amortecedor de direção ajustável e guiador tubular mais orientado para a frente com a inscrição “BMW M XR” gravada a laser.
A suspensão e o quadro da nova M XR baseiam-se na S 1000 XR, com o quadro de ponte em alumínio como peça central. A M XR apresenta forquilhas invertidas com um diâmetro de tubo deslizante de 45 mm na frente. As forquilhas estão equipadas com as chamadas inserções de cartucho fechado, sistemas hidráulicos de pistão-cilindro separados. Outra nova caraterística da M XR é a possibilidade de ajuste adicional da base da suspensão da forquilha em conjunto com o amortecedor de suspensão DDC (Dynamic Damping Control) de série.
Travões M com bomba de travão de mão radial e jantes leves em alumínio forjado para uma dinâmica de condução ideal no circuito e no modo de desempenho. As jantes M Carbon estão disponíveis como parte do pack M Competition ou como opção individual.
Depois da M 1000 RR e da M 1000 R, a nova M XR é a terceira moto BMW a apresentar um travão M. Foi desenvolvido diretamente a partir da experiência adquirida com os travões de competição das máquinas de competição de fábrica da BMW Motorrad no Campeonato do Mundo de Superbike. As pinças de travão M apresentam um revestimento anodizado azul em conjunto com o famoso logótipo M.
Juntamente com dois discos de travão de 320 mm com 5 mm de espessura e suportes de disco de travão em alumínio anodizado preto, o sistema de travões equipado com uma nova bomba de travão de mão radial marca atualmente o auge do desenvolvimento de travões na área dos sistemas legais para estrada. A nova M XR já está equipada de série com jantes de alumínio forjado muito leves. Como parte do pacote M Competition, as exclusivas jantes M Carbon estão disponíveis com novas tiras de design na jante.
Brake Slide Assist – ajuda o piloto a fazer drift na travagem
A função Brake Slide Assist é uma inovação importante e muito útil, especialmente para os condutores em pista. Permite ao condutor travar à vontade nas curvas com um deslizamento constante.
Painel de instrumentos com ecrã TFT de 6,5 polegadas perfeitamente legível, nova visualização do conta-rotações (área vermelha) e interface OBD para M GPS Datalogger e
M GPS Laptrigger que pode ser utilizado através de um código de desbloqueio. O painel de instrumentos da nova M XR corresponde ao design da M RR e também oferece a animação de arranque M. A indicação alargada da gama de velocidades a vermelho é uma nova caraterística. Como equipamento opcional, o material de dados abrangente para a utilização do
M GPS Laptrigger e o M GPS Datalogger (Acessórios Originais BMW Motorrad) podem ser fornecidos através de um código de desbloqueio através da interface OBD do painel de instrumentos.
O M Design e o design dinâmico da M XR indicam puro desempenho e desportivismo
Ainda mais do que a S 1000 XR, a nova M XR, com a sua tecnologia de quadro otimizado e o motor mais potente até à data numa moto desportiva dinâmica de longa distância da BMW Motorrad foi concebida de forma intransigente para uma condução desportiva – seja em estradas rurais, passeios de longa distância ou no circuito. O aspeto orientado para a performance da nova M XR também se reflecte no conceito de cores, com a carenagem em Preto combinada com as cores M Azul Claro, Azul Escuro e Vermelho.
Design e tecnologia sem compromissos: A M XR com o Pacote M Competition
Se a nova M XR de série ainda não é suficiente para si, o Pacote de Competição M oferece uma fascinante mistura de componentes refinados para o gourmet da tecnologia de competição e para o condutor com preocupações estéticas. Para além disso, isto torna a nova M XR 3 kg mais leve. O Pacote M Competition inclui jantes M Carbon, peças M Carbon como a cobertura da roda traseira com proteção integrada da corrente, painéis laterais, cobertura da roda dianteira, cobertura interior e cobertura da ignição/bloqueio da direção, bem como um sistema de apoio para os pés do condutor M totalmente ajustável, apoios para os pés do passageiro e o MGPS Laptrigger (código de desbloqueio).