Tony Arbolino ditou o ritmo da primeira fase da qualificação do GP de Espanha de Moto2. Deste modo, garantiu uma das quatro últimas vagas na discussão da pole position da categoria intermédia em Jerez.
Terminadas as primeiras voltas lançadas, a zona de apuramento era ocupada por Jeremy Alcoba (Yamaha VR46 Master Camp/Kalex), Dennis Foggia (Italtrans Racing Team/Kalex), Senna Agius e Darryn Binder (Liqui Moly Husqvarna Intact GP/Kalex).
A tabela mudou consideravelmente nas segundas voltas, com Binder a passar para o topo, Diogo Moreira (Italtrans Racing Team/Kalex) para segundo, sendo Agius terceiro e Jorge Navarro (Klint Forward) quarto.
Arbolino (Elf Marc VDS/Kalex) foi o piloto que se seguiu na liderança, enquanto Deniz Öncü (Red Bull KTM Ajo/Kalex) melhorou para quarto. Deste modo, Moreira saiu da zona de apuramento, mas o brasileiro reagiu logo a seguir para se instalar na liderança. Alcoba subiu a segundo… antes de ambos serem ultrapassados por Arbolino.
Os tempos continuavam a descer e Bo Bendsneyder (Pertamina Mandalika GAS UP Team/Kalex) chegou à quarta posição… retirando Binder dos lugares que mais interessavam.
Até ao fim, Arbolino não perdeu a liderança, mas Celestino Vietti (Red Bull KTM Ajo/Kalex) chegou à segunda posição, ficou a 0,357s do topo e relegou Moreira a terceiro. Alcoba também melhorou, o que deixou Bendsneyder de fora.