Maverick Viñales está no centro das atenções neste momento no MotoGP depois de ter vencido e brilhado no GP das Américas há duas semanas. Aleix Espargaró foi questionado sobre se o seu companheiro de equipa pode ser um candidato ao título, mas esclareceu que é necessário manter a calma e o #12, tal como todos os oito primeiros pilotos da classificação estão na corrida ao título.
Questionado sobre como está o ambiente na equipa após a vitória de Maverick Viñales, Espargaró disse: ‘Como antes. Temos o melhor ambiente no paddock. Ainda não temos a melhor moto, mas estamos muito, muito perto, mas o ambiente na equipa era fantástico antes da vitória e continua a ser fantástico agora. Talvez o Maverick esteja mais relaxado porque andava à procura desta vitória há muito tempo e finalmente conseguiu, ele merece-a e estou feliz por ele e obviamente pela equipa porque não foi fácil para eles nos últimos anos’.
Quanto à questão de saber se esta pista, que ambos os pilotos conhecem muito bem, lhe convém mais do que ao seu colega de equipa ou não, a moto, o #41 respondeu: ‘De certeza que Austin e Portimão são duas das pistas mais difíceis para mim, por isso Jerez, sem desculpas, é um circuito onde tenho sido muito rápido normalmente e a Aprilia é muito boa aqui. Fizemos um pódio há três anos e a pole position no ano passado, por isso estou a lutar pelo topo e espero que possamos fazer uma boa corrida aqui e o Maverick também vai estar forte porque a moto está a funcionar, por isso, não há problema’.
Dada a forma como Viñales está a rodar, Espargaró foi questionado se o seu companheiro de equipa é um verdadeiro candidato ao título, mas em vez disso respondeu pedindo calma: ‘Temos de lhe dar mais tempo, ele tem crédito, tem sido muito, muito rápido na América e também ganhou com a Yamaha lá, por isso temos de lhe dar mais tempo, é como dissemos hoje: «O Maverick pode ganhar o título e o Pecco [Bagnaia] já não pode»… são apenas três corridas e ainda há um longo caminho a percorrer. É claro que ele é um candidato, mas os oito primeiros estão muito apertados em termos de pontos, pelo que todos os que estão entre os oito primeiros podem ser candidatos, a 100%’.