Maverick Viñales é neste momento a referência da Aprilia no MotoGP. O piloto dominou o GP das Américas há cerca de duas semanas, e antes em Portugal foi o único do construtor de Noale que conseguiu lutar pelo pódio – abandonou devido a problemas técnicos perto do fim da corrida.
Na equipa satélite Trackhouse Racing, Miguel Oliveira salientou que tem de compreender o seu próprio caminho, mas admitiu que não deixa de estar atento ao desempenho de Viñales:
– Ele simplesmente está a encaixar com a moto e a fazer as coisas funcionarem para ele. E nós precisamos de entender o nosso caminho, o que fazer, e isso é basicamente o que estamos a tentar fazer – obviamente olhando para o que ele está a fazer porque ele é uma boa referência. Mas em Austin ele simplesmente esteve a pilotar noutro nível.
Antes do GP de Espanha, Viñales está na terceira posição do campeonato. Oliveira, por seu turno, ocupa o 14.º posto, tendo como melhor resultado até agora o nono lugar em Portimão. Não obstante, pontuou em todas as rondas até agora.