Pedro Acosta entrou forte na nova época de MotoGP, tendo dois pódios em três Grandes Prémios apesar de ser o seu primeiro ano na categoria rainha. Atualmente em quarto lugar, é o melhor piloto KTM no campeonato, apesar de estar na equipa satélite Red Bull GasGas Tech3.
Poderão estes resultados justificar uma subida à Red Bull KTM no decorrer da época? Jack Miller tem estado abaixo do esperado desde que chegou no ano passado e está em fim de contrato, pelo que a possibilidade poderia parecer lógica. No entanto, não está sequer a ser equacionada.
O diretor da KTM Motorsport, Pit Beirer, deixou isso claro em entrevista à Motorsport-Magazin.com: ‘O desempenho do Pedro é absolutamente um ponto forte, mas não é uma opção para nós’.
O alemão esclareceu que os contratos permitem fazer essa mudança, mas não quer fazer mudanças a meio do ano: ‘De um ponto de vista contratual, não há obstáculos a mudar nada porque todos os nossos quatro pilotos no MotoGP têm contratos de fábrica. Portanto, não estão amarrados a uma equipa em particular. No entanto, é completamente absurdo pensar em mudanças assim durante a época’.
Apesar de não ser comum, por vezes as equipas trocam de piloto a meio de uma temporada. Exemplos recentes remontam a 2021 quando Maverick Viñales saiu da Yamaha após o GP da Áustria; ou a 2019, quando depois do GP de San Marino Johann Zarco colocou um ponto final na ligação… à KTM.