Com mais de 20 rondas nos respetivos calendários, é cada vez mais comum a Fórmula 1 e o MotoGP terem Grandes Prémios nas mesmas datas. E o diretor-executivo da Dorna, Carmelo Ezpeleta, admitiu que isso não será possível de mitigar nem mesmo com a Liberty Media a ser proprietária de ambos os campeonatos.
Questionado pelo site GPOne.com sobre se será possível limitar as sobreposições de datas entre as duas categorias máximas do desporto motorizado, o espanhol negou:
– É impossível. Se temos 22 Grandes Prémios, a F1 tem 24 e o SBK tem 13 num período entre fevereiro e novembro, é muito difícil não ter conflitos. Só podes tentar pôr as corridas em horários diferentes.
Ezpeleta revelou também que a época de MotoGP poderá vir a iniciar-se mais cedo no futuro: ‘Começar em fevereiro pode ser uma possibilidade, considerando o tempo teríamos de ir para o Oriente, estamos a pensar nisso’.
Em 2002, a primeira época da era MotoGP, a primeira ronda foi a 7 de abril, chegando a haver temporadas a começar no meio desse mês. No entanto, com a entrada de mais Grandes Prémios, a data de começo foi sendo cada vez mais cedo, mas mesmo assim só desde 2014 é que março começou a ser sempre o mês do GP inaugural.