• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sábado, Dezembro 6, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Desporto

Conheça a razão para os regulamentos de MotoGP alterarem apenas em 2027

by Redação
Abril 9, 2024
in Desporto
0
Conheça a razão para os regulamentos de MotoGP alterarem apenas em 2027

Fonte:© PSP/Lukasz Swiderek

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Faltam três anos para entrarem em vigor os novos regulamentos técnicos do MotoGP. Será um conjunto de várias regras novas que irão influenciar decisivamente o desempenho das motos.

Atualmente, há vários aspetos criticados e que dividem as opiniões – como as inovações aerodinâmicas cada vez mais abundantes (e algumas delas bizarras) ou a quantidade de dispositivos tecnológicos nas motos como os de holeshot ou ajuste da altura.

RelatedPosts

Cinco motos exóticas acessíveis: carácter único por menos dinheiro

Passeio motociclista solidário assinala 150 anos dos Bombeiros Voluntários da Covilhã

Capacetes ao Alto: Ermesinde acolhe dia especial para motociclistas a 31 de Maio

Apesar do equilíbrio em termos de desempenho absoluto, a verdade é que hoje em dia a posição de arranque no MotoGP é cada vez mais preponderante – a guerra da aerodinâmica veio também tornar mais difícil travar lutas diretas e fazer ultrapassagens durante as corridas. E há quem alerte para não cometer os mesmos erros da Fórmula 1 neste âmbito, tornando as corridas mais monótonas e com menos ação.

Quando algo não está tão bom como poderia, muda-se. Mas por que é que o MotoGP espera até 2027 para introduzir novos regulamentos, quando a tendência que se verifica atualmente já começou há mais algum tempo. Apresentamos aqui três fatores essenciais para tal.

  • Primeiro que tudo, há a questão dos contratos. A organização do campeonato tem acordos vinculativos com as equipas e não pode fazer mudanças quando quer ou como quer – em muitos casos, as equipas e construtores têm de «dar a luz verde». Os contratos atuais das equipas e fabricantes expiram no fim de 2026.
  • Por outro lado, nada se faz da noite para o dia. Por isso mesmo, e como um ciclo regulamentar é para durar muito tempo, tudo tem de ser regulamentado de forma muito analisada e ponderada, num processo que leva tempo. E pode envolver não só os atuais construtores, como também «sondar» outras marcas para saber no que lhes poderia interessar. Do mesmo modo, leva tempo desenvolver uma moto quase desde o zero como vai ser o caso em 2027 – tudo indica que até os motores serão diferentes, com a cilindrada a reduzir para 850 centímetros cúbicos.
  • As alterações nas regras não têm um impacto necessariamente bom nas corridas no imediato. De facto, a estabilidade e o congelamento promove mais facilmente um pelotão equilibrado e renhido graças à convergência. Se as regras estiverem sempre a mudar, quem tem mais recursos pode manter sempre uma vantagem decisiva.

Como é natural, há alguns ajustes nas regras de forma mais regular, até para cobrir eventuais «áreas cinzentas» ou intervir no imediato em aspetos que colocam em risco a segurança. E os regulamentos desportivos também podem ser ajustados de maneira mais frequente, como foi o caso da introdução das corridas Sprint em 2023 e do novo sistema de concessões em 2024. Mas fazer regulamentos técnicos de raiz é um tipo de mudança diferente, mais radical, levando por isso mais anos até ser de facto possível mexer nas normas.

Tags: 2024DesportoMotoGPNoticias

Related

Trial de Penela coroou Campeões Nacionais 2025

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
Trial de Penela coroou Campeões Nacionais 2025

A quinta e última ronda do Campeonato Nacional de Trial 2025 teve lugar em Penela no passado dia 1 de dezembro, coroando assim os novos Campeões Nacionais e...

Read moreDetails

CF Moto quer Mundial de Superbikes em 2028

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
CF Moto quer Mundial de Superbikes em 2028

Após ter 'chocado' o mundo ao apresentar a V4 SR-RR no recente EICMA em Milão os chineses da CF Moto estão já a preparar o desenvolvimento da moto...

Read moreDetails

BMW e Honda com apenas duas motos nas SBK

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
BMW e Honda com apenas duas motos nas SBK

Com as inscrições para o mundial Superbike 2026 já encerradas salta de imediato à vista a ausência da equipa da MIE Racing e a entrada da formação de...

Read moreDetails

O MotoGP enfrenta mudança significativa com a saída do diretor comercial Dan Rossomondo

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
O MotoGP enfrenta mudança significativa com a saída do diretor comercial Dan Rossomondo

Dan Rossomondo abandona um cargo chave do MotoGP num momento em que este está a "trocar de mãos".justamente quando o campeonato ganha impulso! Dan Rossomondo, o cérebro comercial...

Read moreDetails

A transformação radical da Tech3: Steiner e Coleman revelam planos para a equipa de MotoGP

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
A transformação radical da Tech3: Steiner e Coleman revelam planos para a equipa de MotoGP

A Tech3 entra numa nova era: Steiner e Coleman revelam um plano ambicioso para o futuro no MotoGP. O pano caiu sobre a temporada de 2025 em Valência,...

Read moreDetails

Diogo Vieira revalidou título de Campeão Nacional de Hard Enduro

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
Diogo Vieira revalidou título de Campeão Nacional de Hard Enduro

Diogo Vieira renovou o título de Campeão Nacional de Hard Enduro, após aceso duelo com Diego Rodrigues ao longo de toda a temporada e que durou até ao...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.