A KTM 790 Duke foi a primeira Duke austríaca a apresentar o motor LC8c bicilíndrico e, na altura do seu lançamento no mercado, surpreendeu pelas suas qualidades dinâmicas, que justificavam amplamente o nome “The Scalpel” pela precisão com que abordava as curvas e o prazer de condução. Em 2021, foi substituída na gama pela sua evolução, a 890 Duke, e reapareceu em 2023 devido à sua reintrodução na lista da KTM como uma naked mais agressiva (o preço baixou significativamente em comparação com a versão anterior) e com potência reduzida para se adequar às licenças A2.
Isto também se deve à parceria industrial da KTM com a CFMOTO, que agora é responsável pela produção da 790 Duke na China.
Assim, conta com o motor LC8c de 799 cc, 95 cv e 87 Nm de binário máximo, bem como a presença de ride-by-wire, quatro mapas de motor (RAIN, STREET, SPORT e o opcional TRACK), controlo de tração sensível ao ângulo de inclinação e ABS, a 790 Duke chega a 2024 – o ano em que se comemoram os 30 anos da família Duke – essencialmente inalterada e com a mesma filosofia de condução sem compromissos que levou a KTM a designar a sua campanha de comunicação do 30º aniversário da família Duke como “No Bullshit”.
Mais de 30.000 unidades vendidas desde 2017 e um visual inconfundível: para 2024, no entanto, o preço ainda não foi anunciado, o que não esperamos que seja muito diferente do atual.