Que final de corrida absolutamente dramático! Jorge Martín venceu o GP de Portugal, numa última volta em que Maverick Viñales foi ao chão, sendo que ainda antes Francesco Bagnaia e Marc Márquez caíram em conjunto e… com Pedro Acosta no pódio!
Tudo a postos para a principal corrida do fim de semana e que todos estão à espera! Maverick Viñales foi o vencedor da Sprint ontem e é um dos pilotos que parte da primeira fila da grelha, juntamente a Enea Bastianini e Jorge Martín.
Martín teve um grande arranquee passou desde cedo para a frente da corrida, com Viñales em segundo e Bastianini em terceiro. Francesco Bagnaia era quarto e Marc Márquez quinto.
Quem começava completamente mal era Franco Morbidelli que caiu, mas voltou a entrar na corrida. Álex Márquez caiu na curva cinco mas voltou igualmente à corrida.
Quem teve também um bom arranque foi Miguel Oliveira, o herói local, que era 11.º ao cabo de duas voltas, ele que arrancou de 15.º.
Três voltas concluídas e Martín liderava com 0.334s sobre Viñales, Bestia era terceiro a 0.835s. Bagnaia mantinha-se em quarto e tinha Márquez a 0.540s. Raúl Fernández foi a primeira «vítima» da corrida a deixar efetivamente a corrida, com o espanhol da Trackhouse Racing a cair e a abandonar. A. Márquez e Morbidelli mantinham-se em pista apenas de terem 26s de diferença sobre Takaaki Nakagami, 19.º.Pedro Acosta e Brad Binder estavam a ter uma interessante luta e o rookie não esteve com meias medidas e atacou o sul africano da KTM, e acabou mesmo por ascender à sexta posição e… não ficou por aqui, reeditando um duelo que aconteceu em Losail, ao bater Marc Márquez e a colocar também o melhor tempo de volta até ao momento na corrida.
Oliveira entretanto chegava ao top dez e tinha agora Fabio Quartararo pela frente, com 1.228s a separar o #88 do ex-campeão do mundo.
Acosta continuava num ritmo endiabrado e colocava a mira em Bagnaia, que estava a 0.287s, Márquez por sua estava a 0.227s de si.Na frente continuava Martín com 0.390s sobre Viñales, e 0.928s sobre Bastianini. Bagnaia era quarto e tinha Acosta a 0.099s.A 15 minutos do final assim estava a classificação:
Acosta tentou um ataque a Bagnaia mas a traseira da sua moto oscilou e o #31 conseguiu manter-se em pista, com Bagnaia a ultrapassar imediatamente e a recuperar a posição enquanto Acosta se debatia com a sua RC16. Voltava tudo à fórmula original.
Martín continuava a controlar os eventos e tinha aumentado a diferença para Viñales, agora em 1.102s, com o espanhol da Aprilia Racing a ter Bastianini a 0.338s.
Com nove voltas para o final da corrida, Viñales estava a tentar recuperar terreno para Martín e estava a 0.748s. Acosta estava sólido no quinto lugar e tinha agora 1.029s sobre Marc Márquez, e tinha Bagnaia a 0.257s. Binder e Jack Miller estava em sétimo e oitavo respetivamente, com Quartararo em nono e Oliveira em décimo.Quem abandonava a corrida em A. Márquez, que assim se juntava a R. Fernández entre os pilotos que abandonaram a corrida.A cinco voltas do final Acosta vs Bagnaia uma vez mais e o rookie atacou por dentro e finalmente confirmava a ultrapassagem ao campeão do mundo! Mais abaixo Oliveira perdeu o décimo lugar para Quartararo e depois para Aleix Espargaró.
Na volta seguinte o certo de Bastianini a Viñales estava mais próximo mas os olhos seguim para o desastre entre Bagnaia e Márquez! Ambos os pilotos envolveram-se e caíram.
E os desastre não ficaram por aqui! Que final de corrida com Viñales a sofrer um highside estava no chão e oferecia de mão beijada o pódio a Acosta!
A corrida terminou logo depois, com Martín a vencer, Bastianini em segundo e o prodigioso Pedro Acosta no pódio!