Aleix Espargaró liderou pro breves momentos a corrida longa no GP do Japão, e apesar da bandeira vermelha mostrada com 12 voltas completadas ter permitido apenas o 5º lugar ao #41, em debrief, o piloto espanhol mostrou-se satisfeito com o seu ritmo e da sua RS-GP:
– Satisfeito com o resultado. Tive alguns problemas de visibilidade por causa da água, mas senti-me bem na moto com a chuva. Infelizmente choveu demasiado então eles tiveram de mostrar a bandeira vermelha, o que foi bom na minha opinião. Mas hoje senti que podíamos lutar pelo pódio à chuva e foi a primeira vez na minha carreira.
Quando questionado sobre a aposta no pneu macio dianteira, e se não teria sido uma jogada demasiado ousada, Espargaró afirmou que pensou em retirar-se:
– Sim, normalmente quando chove aqui no Japão, chove muito forte, por isso decidimos apostar. Nas primeiras voltas eu estava em risco, porque não tinha tração, eu sobreaqueci o pneu e sabia que uma ou duas voltas assim eu tinha de me retirar, porque em condições de piso seco com o pneu macio é impossível, mas depois começou a chover, comecei a sentir-me mais confortável e a ganhar mais vantagem para os rapazes.
O piloto da Aprilia Racing mostrou-se ainda satisfeito com a decisão dos responsáveis do campeonato em mostrar a bandeira vermelha, assumindo que teria tomado a decisão mais cedo, algo que é mais complicado de entender para quem está de fora:
– Sim, para mim foi perfeito. Obviamente do meu ponto de vista é mais fácil do que para eles. Para mim a bandeira vermelha devia ter vindo uma volta mais cedo, mas é muito difícil para eles entender.