A estreia pela Repsol Honda dificilmente poderia ter sido mais difícil para Luca Marini. O piloto foi penúltimo no GP do Qatar de MotoGP, terminando em 20.º só à frente de Jack Miller (Red Bull KTM) – rival que teve oportunidade de perseguir durante parte da corrida de domingo em Losail.
O italiano disse que sofreu de um problema na RC213V, mas admitiu que mesmo em condições normais poderia não ter conseguido fazer um resultado muito melhor: ‘Foi um fim de semana complicado. Tive um pequeno problema na corrida, e por isto o meu ritmo foi tão lento. Mas, de qualquer forma, também sem esse problema talvez não conseguisse lutar por boas posições como os meus colegas’.
Apesar das dificuldades, Marini também encarou esta corrida como uma possibilidade de aprender: ‘Entendi várias coisas durante esta corrida porque felizmente vi no meu quadro de boxes que alguém estava atrás de mim e eu disse: «Porquê? Quem?». Mas depois também vi o quadro de boxes do Jack e eu disse: «Talvez seja ele!». Portanto deixei-o ultrapassar e tentei segui-lo, também para não arriscar ir abaixo da pressão do pneu porque com este procedimento rápido foi muito estranho e não queria ser penalizado pela pressão dos pneus. E tentei entender algo atrás dele, porque a KTM agora é muito forte, melhorou muito desde o ano passado, por isso creio que algo positivo me veio à cabeça. É claro o que precisamos de fazer por agora, mas precisamos de algum tempo para experimentar mais coisas’.