Está concluída a primeira ronda do mundial de MotoGP e Pecco Bagnaia é o primeiro vencedor nas corridas ao domingo. O italiano teve um grande arranque e assim que passou para a frente da corrida não mais perdeu a posição.
Tudo a postos para o arranque da corrida com mais pontos em disputa no MotoGP, com Jorge Martín a partir da pole position, ele que ontem venceu a corrida Sprint. Aleix Espargaró, o mais velho na grelha está igualmente na primeira fila da grelha, tal como Enea Bastianini.
A segunda é composta por nomes sonantes como Brad Binder, Francesco Bagnaia e Marc Márquez.
Tal como na corrida do Moto3, agora foi a vez de novos problemas no MotoGP com a RS-GP de Raúl Fernández a não ligar, o que ditou uma alteração ao número total de voltas na corrida de 22 para 21 e uma ligeira mudança na hora do arranque da corrida.
O recomeço aconteceu minutos depois já com Fernández com a sua segunda moto em pista.
Finalmente a contar o melhor arranque pertenceu a Martín mas Bagnaia estava em grande e não tardou a tomar a dianteira da corrida. Martín era assim segundo e Binder terceiro, com Márquez em quarto e Bastianini em quinto.
E pouco depois a primeira queda, com Jack Miller na curva 1 do circuito qatari, com outro piloto da KTM em destaque, Binder, que chegava ao segundo lugar. Surgia também o aviso a Miguel Oliveira de que este teria de cumprir a Long Lap, uma penalidade que transitou do ano passado.
Pedro Acosta continuava a surpreender e era o mais rápido em pista neste momento e melhor ainda, logo depois ascendeu ao sexto lugar ao ultrapassar Bastianini. Mais à frente Martín recuperava o segundo lugar.
A luta entre Acosta e Álex Márquez estava cada vez mais intensa e o rookie estava a colocar o também campeão mundial de Moto2 em sentido, e a ultrapassagem seria mesmo confirmada pouco depois. Bagnaia liderava os eventos com 0.342s sobre Martín e era neste fase mais rápido do que o adversário e parecia estar apostado em aumentar a diferença.
Com oito voltas completas assim estava o top dez, novamente com Binder em segundo:
Duas voltas depois Bagnaia aumentava efetivamente a diferença para o segundo, agora em 1.177s, enquanto a luta entre Binder e Martín conhecia novo capítulo, com Martín a voltar ao segundo lugar. Esta batalha «só» servia para ajudar Bagnaia. Marc Márquez era quarto e tinha 0.308s sobre Acosta.
Aleix Espargaró era o melhor piloto da Aprilia em nono, à frente de Maverick Viñales, com Fabio Quartararo em 11.º à frente da melhor Honda, Joan Mir.
Binder voltava à segunda posição e na volta seguinte… duelo de espanhóis com Acosta a confirmar a ultrapassagem a Marc Márquez. O sonho de um pódio não estava assim tão longe.
Bagnaia continuava a liderar a corrida mas a sua diferença para o segundo parecia estabilizar na casa dos 0.9s, Martín estava por sua vez a mais de 1s agora de Binder.
E se na frente o atual campeão controlava os eventos a luta entre Acosta e Marc Márquez tinha novidades, com o piloto da Gresini Racing a voltar à quarta posição. Álex Márquez estava a 0.222s e poderia tentar um ataque ao top cinco dentro de em breve.
E assim foi, Álex Márquez passou Acosta mas os problemas do rookie não ficaram por aqui já que logo depois Bastianini também lhe ganhou uma posição e… este parecia ser neste momento um dos mais lentos em pista: só Raúl Fernández tinha um ritmo mais baixo, e Fabio Di Giannantonio, a 0.273s de diferença, poderia estar quase também ele a atacar o espanhol.
A quatro voltas do final R. Fernández dava por terminada a sua corrida e seguia para a box da Trackhouse Racing. Em sentido oposto Bagnaia continuava a liderar a corrida com 0.905s sobre Binder, Martín era terceiro e estava a 2.029s da liderança. Marc Márquez era quarto, a 0.470s do pódio, enquanto Álex se mantinha como quinto.
DiGia ultrapassa finalmente Acosta e era sétimo e… Aleix Espargaró espreitava a oportunidade para ganhar um lugar: apenas 0.197s separavam o piloto mais velho em pista do mais novo. Quem ganhou também uma posição foi Bastianini, agora em quinto para o lugar de Álex Márquez.
A. Espargaró ascendia ao oitavo lugar depois de Acosta não resistir, mas com duas voltas para o final e 1.695s de vantagem sobre Viñales o nono lugar era uma realidade muito provável.
À entrada da última volta só um desastre poderia evitar a vitória de Bagnaia que liderava com 1.493s.
A corrida terminou pouco depois com Bagnaia a confirmar a vitória, enquanto Brad Binder foi segundo e Martín terceiro.