Jorge Martín começou a época de MotoGP com a vitória na corrida Sprint do GP do Qatar em Losail. O vice-campeão de 2023 liderou do princípio ao fim, não tendo opositores à altura. Miguel Oliveira foi 13.º.
Forte arranque de Martín (Prima Pramac/Ducati) desde a pole position para ficar na frente, enquanto Brad Binder (Red Bull KTM) se posicionou em terceiro na frente de Enea Bastianini (Ducati). O italiano foi superado por Aleix Espargaró (Aprilia) e pelo colega Francesco Bagnaia ainda na primeira volta.Não muito depois, Bagnaia ultrapassou Espargaró para chegar aos lugares de pódio. A oito voltas do fim, Fabio Di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46 Racing Team/Ducati) sofreu uma queda em que por pouco não foi atropelado por alguns adversários, mas saiu ileso. No entanto, não evitou ser o primeiro a abandonar uma corrida em 2024.
Na sua primeira corrida pela Gresini e numa Ducati, Marc Márquez não se contentou com resultados secundários e foi recuperando gradualmente até chegar ao grupo da frente. Chegou a estar em quarto, mas Espargaró recuperou a posição.
Na frente, Martín esteve sempre sólido, com Binder em segundo. A duas voltas do fim, Espargaró regressou a terceiro, por troca com Bagnaia, conseguindo conservar a posição.
Até ao fim, mais nada alterou nas principais posições, e Martín mostrou que continua a ser especialista de corridas Sprint com a vitória. Binder foi segundo a 0,548s, ao passo que Espargaró completou o pódio na frente de Bagnaia. Marc Márquez fechou em quinto e Bastianini foi sexto. O rookie Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3/KTM) pontuou com o oitavo posto. Quanto a Oliveira (Trckhouse Racing/Aprilia), depois de arrancar de 14.º, nunca conseguiu fazer avanços significativos e acabou em 13.º