Miguel Oliveira ficou em 12.º no primeiro treino livre do GP do Qatar, que deu início oficial à época de MotoGP. O piloto da Trackhouse Racing foi o segundo entre as motos da Aprilia, logo na frente de Maverick Viñales (Aprilia), numa sessão em que os tempos são pouco representativos até porque foi em período diurno ao contrário das sessões decisivas do fim de semana: treino cronometrado, qualificação e corridas.
Início de temporada por parte do #88 dentro do top dez com as primeiras voltas lançadas nesta sessão. A sua primeira saída à pista teve três voltas lançadas, regressando às boxes quando era décimo classificado.
Quando cerca de dez minutos depois voltou à pista, Oliveira estava na 11.ª posição. Nesta sequência de voltas, não melhorou o seu registo e foi descendo na tabela: era 15.º quando reentrou nas boxes a sensivelmente um quarto de hora da bandeira de xadrez.
Já nos últimos dez minutos, o luso encetou a sua última saída à pista. Foi apenas na sua antepenúltima volta que Oliveira melhorou o tempo, saltando para o 11.º lugar. Até ao fim, o piloto de Almada não melhorou mais e ainda foi ultrapassado por Francesco Bagnaia (Ducati), terminando em 12.º.