A nova BMW R 1300 GS: “Next level GS” com novo motor boxer e nova suspensão, com peso significativamente reduzido e maior competência.
A BMW Motorrad já faz parte do novo segmento de enduros de turismo há mais de quatro décadas com a R 80 G/S. A BMW GS com motor boxer tem sido uma líder do campo competitivo desde então. Para garantir que este continua a ser o caso no futuro, a BMW Motorrad optou por um design praticamente novo para a nova R 1300 GS, com uma poupança de peso de 12 kg em comparação com o modelo anterior.
A peça central é mais uma vez o lendário motor boxer de dois cilindros. O seu novo design é mais compacto, devido a uma caixa de velocidades localizada por baixo do motor e a uma nova disposição da unidade de comando de válvulas. Com exatamente 1 300 cc, produz uma potência de 107 kW (145 cv) às 7 750 rpm, desenvolvendo um binário máximo de 149 Nm às 6 500 rpm. Isto torna-o no motor boxer BMW mais potente alguma vez produzido em série.
No centro da nova suspensão está a estrutura principal em chapa de aço, que para além de ser significativamente optimizada em termos de espaço de instalação, também oferece níveis de rigidez mais elevados do que o modelo anterior. Para o quadro traseiro, a anterior estrutura tubular em aço foi agora substituída por uma construção em alumínio fundido. A nova guia de roda dianteira EVO Telelever com elemento flexível e a guia de roda traseira EVO Paralever renovada também proporcionam uma precisão de direção e estabilidade de condução ainda maiores.
A suspensão eletrónica Dynamic ESA Next Generation anterior proporcionou um elevado nível de segurança e diversão de condução numa grande variedade de terrenos, com o seu ajuste dinâmico do amortecimento e o descanso da mola ajustável na traseira. O novo sistema eletrónico de Ajuste Dinâmico da Suspensão (DSA) vai agora mais longe, combinando o ajuste dinâmico do amortecimento dianteiro e traseiro com um ajuste correspondente da taxa de pressão da mola (“rigidez da mola”) – dependendo do modo de condução selecionado, das condições de condução e das manobras. A regulação automática do apoio da mola assegura a compensação da carga. Quer seja a solo, em pares ou com bagagem volumosa – o DSA garante um nível elevado de segurança, desempenho e conforto na condução.
Exclusivamente em conjunto com a DSA como equipamento opcional ex works, estão disponíveis mais dois itens de equipamento opcional para a suspensão da nova R 1300 GS: o novo controlo adaptativo da altura do veículo e a suspensão desportiva.
Com a regulação adaptativa da altura do veículo, a nova R 1300 GS oferece uma regulação totalmente automática da altura do veículo em função das condições de utilização, assegurando assim o maior conforto possível sem ter de comprometer a dinâmica de condução e a liberdade de condução.
Com mais 20 mm de curso de suspensão à frente e atrás e uma suspensão desportiva opcional que a torna mais “atlética” especialmente desenvolvida para a GS, os condutores de todo-o-terreno estão bem servidos.
Mesmo na versão de série, a nova R 1300 GS tem agora quatro modos de condução, em vez de três, para se adaptar às preferências individuais do condutor. Os modos de condução “Rain” e “Road” permitem que as características de condução sejam adaptadas à maioria das condições de estrada. Com o modo de condução “Eco” é possível atingir a autonomia máxima com um único depósito de combustível, enquanto o modo de condução adicional “Enduro” permite uma experiência de condução melhorada fora dos percursos habituais com uma configuração específica para utilização fora de estrada.
A nova R 1300 GS oferece um novo e muito pequeno farol full LED com um novo e distinto ícone de luz de série, assegurando assim uma perceção melhor no trânsito. A unidade de luz é composta por duas unidades de LED para os médios e máximos, bem como por quatro unidades de LED adicionais para a luz de circulação diurna e a luz lateral. As unidades de luz LED de última geração com indicadores de mudança de direção LED de novo design – integrados nos protectores de mãos à frente e integrados na função atrás – completam o conceito de iluminação da nova R 1300 GS. Com o item de equipamento opcional “Headlight Pro”, o feixe do farol full LED de série transforma-se na curva de acordo com a posição do banco. Desta forma, a curva é quase totalmente iluminada porque a luz se move para onde a moto se dirige.
A nova BMW R 1300 GS apresenta a nova opção Riding Assistant, composta pelos componentes Active Cruise Control (ACC), Front Collision Warning (FCW) e Lane Change Warning (SWW). O Cruise Control Ativo (ACC) com controlo de distância integrado pode ser utilizado para definir a velocidade de condução desejada, bem como a distância ao veículo da frente. O Aviso de Colisão Frontal (FCW) com intervenção nos travões foi concebido para evitar colisões e ajudar a reduzir a gravidade dos acidentes, enquanto o Aviso de Mudança de Faixa monitoriza as faixas da esquerda e da direita e pode ajudar a garantir uma mudança de faixa segura, apoiando a utilização do espelho retrovisor.
A nova R 1300 GS apresenta um design totalmente novo que se baseia na tradicional linha de condução da GS, reflectindo ao mesmo tempo uma forma compacta e uma significativa redução de peso.
Com um novo depósito de combustível em alumínio que tem uma rampa muito mais plana do que nos modelos anteriores, a linha de condução é em grande parte responsável pela aparência dinâmica, leve e acessível da nova R 1300 GS. Aqui também foi possível adicionar uma acentuação desportiva e dinâmica através da textura contínua na tampa central do depósito de combustível.
A variante básica da nova BMW R 1300 GS personifica aquilo com que a equipa de desenvolvimento da BMW Motorrad tem dotado o modelo GS: disposição compacta dos componentes, elevada funcionalidade do equipamento – e tudo centrado no essencial. Na pintura Lightwhite e em conjunto com as suas linhas desenhadas e aparência simples, a nova R 1300 GS tem uma aparência musculada e incorpora o tema boxer GS num estilo original.
O TripleBlack é uma variante do modelo boxer GS que tem sido popular durante muitos anos. Neste esquema de cores, a nova BMW R 1300 GS tem uma atitude masculina combinada com superfícies exclusivas.
O acabamento básico Racingblue metalizado dá o tom para a variante de modelo GS Trophy. Com fitas e inscrições vermelhas e brancas combinadas com um quadro traseiro revestido a branco metalizado matte.
A nova R 1300 GS mostra o seu lado exclusivo e tecnicamente sofisticado na variante de modelo Opção 719 Tramuntana. Esta combina jantes raiadas em dourado com um acabamento de pintura em verde Aurelius metalizado e peças de alumínio polido.
O design ficou mais limpo, finalmente !