Jaume Masiá foi o mais forte do primeiro treino do GP da Índia de Moto3. O piloto da Leopard Racing esteve na frente durante praticamente toda a sessão inaugural no Buddh International Circuit.
O primeiro líder foi Diogo Moreira (MT Helmets-MSi/KTM), que esteve na frente durante os primeiros dez minutos – exceto durante os breves segundos em que foi ultrapassado por Filippo Farioli (Red Bull KTM Tech3).
Num treino que durou 50 minutos em vez dos habituais 35 minutos, a adaptação foi palavra de ordem – com os tempos por volta a serem menos importantes do que habitualmente.
Com 11 minutos volvidos, Masiá assumiu a liderança em definitivo. O espanhol melhorou o tempo de referência por cinco vezes, e acabou a ser 0,141s mais rápido do que Moreira. Em terceiro ficou Stefano Nepa (Angeluss MTA Team/KTM), seguindo-se as Honda da Rivacold Snipers Team: Matteo Bertelle ficou em quarto e Romano Fenati em quinto.
Mais abaixo, o líder do campeonato, Daniel Holgado (Red Bull KTM Tech3) não foi além de 25.º ficando a 2,758s de Masiá. De referir que Kadai Yasseen Ahamed (Petronas MIE MLav Racing/Honda) faz um wildcard na sua ronda caseira, tornando-se o primeiro indiano a competir no Mundial. Porém, a sua volta neste treino ficou além dos 105 por cento do melhor tempo
Tempos: