Miguel Oliveira e toda a grelha de MotoGP vão correr pela primeira vez no novíssimo circuito de Dankaur, na Índia. Após muita especulação quanto à segurança do circuito e se deveria mesmo entrar no calendário, foi confirmado pela Dorna e pela FIM – que certificou o circuito com todos os requisitos para se realizar a prova – que teríamos o primeiro GP da Índia.
Assim, e quando questionado sobre a sua opinião sobre o circuito e se lhe lembrava algum outro, Oliveira afirmou achar o mesmo interessante, e sentir que por aquilo que conseguiu avaliar ao andar na pista, tudo pareceu seguro:
– Layout interessante. Tem uma grande reta, mas o resto parece muito divertido de se fazer. Parece seguro para nós de fora. É promissor, vamos ver amanhã. (…) Eles tentaram colocar um pouco de tudo, de cada circuito. Parece muito interessante este tipo de curvas que eles têm tipo de estádio, não sei se é a curva 8 ou 9. Esta direita, parece muito boa. Mas olhando para o desenho, não te lembra um tipo de pista específica, é uma mistura de tudo.
No que diz respeito à aprendizagem do traçado e às velocidades quês as MotoGP podem atingir na enorme reta do circuito de Dankaur, o #88 afirmou que é fundamental conseguir uma boa fluidez e perceber quais os pontos de travagem, principalmente numa reta tão grande, seguida de uma curva muito lenta:
– Não faço ideia (da velocidade máxima). É uma curva muito lenta na entrada da reta. Tem uma pequena subida antes de chegar ao ponto de travagem, por isso não consigo dizer. Não espero algo louco. Mesmo em Austin não fazemos velocidades extraordinárias e é uma das maiores retas (do calendário). Esta é maior, mas não sei mesmo que velocidades conseguimos fazer, até porque vamos ter de travar para uma curva bem lenta, por isso não sei como vai funcionar. (…) Na minha opinião é tentar perceber a fluidez do circuito em primeiro lugar e alguns pontos de travagem. Porque depois de uma reta, tens de ter ciente onde travar mais ou menos. Porque já sabíamos mais ou menos ao vir para o circuito se seria um circuito mais para a esquerda ou para a direita, por isso já sabíamos mais ou menos o que esperar.