O Ducati Lenovo Team volta à pista neste fim de semana para enfrentar o Grande Prêmio de San Marino e da Riviera di Rimini, a décima segunda etapa da temporada de 2023, no Circuito Mundial Marco Simoncelli de Misano. Será um Grande Prêmio em casa diferente para a equipe de Borgo Panigale. No GP da Catalunha, realizado há poucos dias, Pecco Bagnaia e Enea Bastianini estiveram envolvidos em dois graves acidentes nos quais sofreram lesões de diferentes graus.
Depois da queda violenta com o asfalto após um “highside” desagradável e ter sido atropelado nas pernas por outro piloto, Pecco Bagnaia saiu do acidente apenas com vários hematomas, mas sem fraturas. Portanto, ele estará em Misano para correr seu Grande Prémio em casa. No entanto, o piloto de Chivasso terá que passar por um exame médico na quinta-feira para receber a aprovação dos médicos.
Enea Bastianini, que sofreu uma fratura tanto na mão esquerda quanto no tornozelo esquerdo no acidente múltiplo de domingo, foi submetido a uma cirurgia na segunda-feira à noite no Hospital de Modena e será forçado a perder a sua corrida em casa e os próximos dois Grandes Prémios agendados na Índia e no Japão. O piloto de Rimini não será substituído nesta corrida, com Bagnaia defendendo sozinho as cores da equipe de fábrica da Ducati em Misano.
Francesco Bagnaia (#1, Ducati Lenovo Team) – 1º (260 pontos) “Na noite de domingo, voltei para casa com a equipa e, depois de descansar um pouco, comecei imediatamente a preparar-me para estar pronto para voltar à pista em Misano. Na quinta-feira, passarei pelo exame médico no circuito e, se, como espero, os médicos vão dar o OK, poderei entrar na pista na sexta-feira para o primeiro treino do meu Grande Prémio em casa. O GP de San Marino é sempre um evento especial para nós, pilotos italianos, e especialmente para nós, pilotos da Ducati. Farei o meu melhor para poder correr no sábado e no domingo.”