• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Noticias de Motos

A estratégia Indiana: Uma oportunidade para a deslocalização da produção de motos?

by Daniel Rhodes
Fevereiro 5, 2025
in Noticias de Motos, Novidades - Actualidade
0
A estratégia Indiana: Uma oportunidade para a deslocalização da produção de motos?

Source: Harley Davidson

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

No atual panorama do comércio internacional, as recentes alterações tarifárias promovidas pelos Estados Unidos têm vindo a alterar as regras do jogo. Em fevereiro de 2025, a administração Trump introduziu medidas que impõem um imposto de 25% sobre bens oriundos do Canadá e do México, bem como uma sobretaxa de 10% sobre produtos provenientes da China. Estas iniciativas desencadearam respostas imediatas por parte dos países afetados, que começaram a esboçar possíveis medidas de retaliação.

A resposta estratégica da Índia

Num contexto tão dinâmico, a Índia tem optado por uma abordagem diferenciada. Pouco antes da visita do primeiro-ministro Narendra Modi aos Estados Unidos, o governo indiano revelou o orçamento para 2025-2026, o qual inclui uma redução significativa das tarifas aplicadas aos motociclos importados. Este ajuste tarifário, com especial foco nos modelos premium, revela a intenção de transformar o país num pólo atrativo para a produção e montagem de motociclos de marcas internacionais.

RelatedPosts

O regresso das sport bikes confortáveis: equilíbrio entre desempenho e versatilidade

Chiba implementa legislação inovadora para estacionamento de motociclos

Nova vaga de Superdesportivas tem «identidade» diferente e não apaga da memória algumas referências históricas

Os diferentes modelos de importação

Para entender o impacto desta medida, é essencial conhecer as três modalidades através das quais os motociclos são importados para a Índia:

  • CBU (Completely Built Up): Veículos que chegam ao país totalmente montados e prontos para circular.
  • SKD (Semi-Knocked Down): Motociclos que chegam parcialmente desmontados e que completam a sua montagem em fábricas locais.
  • CKD (Completely Knocked Down): Modelos enviados inteiramente em peças, cuja montagem final ocorre em território indiano.

A redução das taxas alfandegárias nestas três categorias visa não só tornar os produtos mais competitivos, mas também incentivar fabricantes estrangeiros a estabelecerem ou expandirem as suas operações de montagem na Índia.

Benefícios potenciais para a indústria e para os consumidores

Esta política pode ser interpretada como uma resposta direta às críticas feitas anteriormente pelo presidente Trump, que salientava a elevada tributação sobre motociclos importados — particularmente no caso de marcas icónicas como a Harley-Davidson. Com a diminuição dos encargos, não só se pretende facilitar a entrada destes produtos no mercado indiano, tornando-os mais acessíveis aos consumidores, mas também atrair investimentos que permitam a produção local e a criação de emprego.

Se fabricantes de renome, como a Harley-Davidson, Triumph ou BMW, decidirem deslocar parte da sua produção para a Índia, o país poderá emergir como um novo centro global para a indústria de motociclos, com repercussões significativas tanto a nível económico como industrial.

Perspetivas para o futuro

Embora os resultados desta estratégia ainda estejam por ser comprovados, a iniciativa indiana sinaliza uma aposta ambiciosa na criação de um ambiente favorável ao investimento estrangeiro e à modernização da cadeia produtiva. Se bem-sucedida, esta política poderá não só dinamizar o setor das motociclos, mas também servir de exemplo para outras nações que pretendam atrair a indústria através de medidas tarifárias mais competitivas.

O tempo dirá se esta reorientação tarifária e estratégica conseguirá alterar significativamente o panorama global da produção e comercialização de motociclos, mas, por ora, a Índia mostra-se determinada a posicionar-se à frente nesta corrida pela inovação e competitividade.

Source: Rideapart

Tags: Notícias Motociclismo

Related

Aprilia RS 457 GP Replica: O espírito do MotoGP numa 457 mais focada e equipada

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
Aprilia RS 457 GP Replica: O espírito do MotoGP numa 457 mais focada e equipada

A Aprilia RS 457 GP Replica chega com uma proposta clara: aproximar o condutor da estética e ambiente das máquinas de MotoGP da Aprilia Racing. Revestida com as...

Read moreDetails

Zontes «faz mira» à Honda: 552G é a nova maxi-scooter que promete ameaçar a X-ADV; Chegada a Portugal ainda por anunciar

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
Zontes «faz mira» à Honda: 552G é a nova maxi-scooter que promete ameaçar a X-ADV; Chegada a Portugal ainda por anunciar

O mercado ibérico mudou de tal forma que já ninguém olha para a Zontes como uma curiosidade exótica. Em 2025, a marca asiática tornou-se numa força dominante, conquistando...

Read moreDetails

Triumph eleva conceito de desportiva naked com a Street Triple 765 RX, uma derradeira proposta para as pistas

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
Triumph eleva conceito de desportiva naked com a Street Triple 765 RX, uma derradeira proposta para as pistas

JORDAN PAY 2025

Read moreDetails

MITT Ibiza 125: a pequena rebelde que faz da cidade um parque de diversões

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
MITT Ibiza 125: a pequena rebelde que faz da cidade um parque de diversões

Ride Thru Media

Read moreDetails

Bajaj continua a crescer e Lisboa recebe novo espaço da marca

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
Bajaj continua a crescer e Lisboa recebe novo espaço da marca

A abertura da Bajaj Lisboa marca um momento decisivo para a expansão da marca indiana no mercado europeu, reforçando a sua presença na Península Ibérica. Localizada na Avenida...

Read moreDetails

Morbidelli C252V: uma V-Twin acessível criada para a cidade moderna

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
Morbidelli C252V: uma V-Twin acessível criada para a cidade moderna

A Morbidelli C252V apresenta-se como uma cruiser leve pensada para o quotidiano, onde a facilidade de condução, o conforto e o carácter mecânico se unem de forma equilibrada....

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.