Maverick Viñales separou-se da Yamaha a meio de 2021 para se juntar à Aprilia no MotoGP, numa aposta de risco em que trocou um construtor que na altura estava a lutar pelos títulos para um que ainda não tinha apresentado resultados fortes. O progresso desde que chegou foi notável, culminando com a dobradinha no GP da Catalunha.
O espanhol confessou em conferência de imprensa que o seu colega, Aleix Espargaró, foi importante para a sua decisão, que agora dá frutos: ‘Há três anos estávamos a falar na motorhome dele [Espargaró]. Não tinha a certeza, porque no fim de contas é sempre difícil fazer uma aposta como esta. Eu estava com contratos muito bons, e no fim de contas apostei em mim, apostei na Aprilia. Claro que o Aleix teve muito peso, porque afinal dois bons pilotos, dois pilotos fortes, podem fazer muito mais do que um e é isto que estamos a fazer: estamos a puxar pela fábrica’.
E Viñales deu um exemplo: ‘No fim de contas podem ver o quanto puxámos pela fábrica na Áustria para trazer algo para Barcelona para o arranque e eles fizeram-no. Isso é que é bom: eles têm uma resposta rápida. Passo a passo, penso que podemos sonhar, e isso é bom – tão, tão bom’.