A Gresini Racing confirmou que a sua estrela em ascensão Fermin Aldeguer estará fora da abertura da época de 2026. O talentoso espanhol, que fez a sua emocionante estreia no MotoGP no ano passado, ainda está em modo de recuperação após uma lesão — a fratura do fémur sofrida durante um acidente de treino no Circuito Aspar, em Espanha, ainda em janeiro.
Aldeguer, que deslumbrou as audiências com o seu notável desempenho na última época, garantiu o título de melhor estreante na sua Ducati especificação de 2024 e celebrou uma sensacional primeira vitória no Grande Prémio da Indonésia. As expectativas eram altas à medida que se preparava para o seu segundo ano, com muitos a prever que se tornaria um contendente regular pelo pódio. No entanto, o destino tinha outros planos.
O cronograma de recuperação de uma fratura do fémur lançou uma longa sombra sobre os seus preparativos de pré-época, colocando em risco a sua participação nos cruciais testes de inverno e na primeira corrida na Tailândia. Embora o seu fisioterapeuta tivesse sugerido um vislumbre de esperança no início deste mês, afirmando que Aldeguer “não podia ser totalmente excluído” para a Tailândia, a Gresini Racing confirmou oficialmente que o jovem prodígio irá mesmo perder tanto o teste de pré-época em Buriram como o primeiro grande prémio da época.
No lugar de Aldeguer, estará, nem mais, nem menos do que Michele Pirro, o experiente piloto de testes da Ducati. Pirro tem sido a substituição de recurso para pilotos lesionados e está pronto para enfrentar os desafios que aí vêm, ao mesmo tempo que se prepara para a carga de trabalho exigente do desenvolvimento do novo protótipo de moto da Ducati com vista à grande revisão das regras de 2027.
À medida que o cenário do MotoGP muda, a Ducati tem também a sensação do Superbike Mundial Nicolo Bulega no seu plantel, que fez a sua incursão no MotoGP durante as duas últimas rondas de 2025, substituindo o lesionado Marc Marquez. Apesar do futuro promissor de Bulega, os seus compromissos simultâneos no campeonato Mundial de Superbike impedem-no de ocupar o lugar de Aldeguer neste momento crítico.
Este infeliz acontecimento marca o segundo ano consecutivo em que a grelha completa não surge completa para a ronda de abertura da época, recordando as lutas com lesões de Jorge Martin no ano passado.











