Daniel Sanders protagonizou uma das exibições mais autoritárias do Rali Dakar 2026, conquistando a etapa 100% em areia de forma devastadora e redefinindo por completo a hierarquia da prova. Infelizmente para ele, uma penalização por excesso de velocidade atirou-o para terceiro na etapa. Mantém, no entanto, a liderança do rali,
Depois de alcançar Luciano Benavides logo após a zona neutralizada, o australiano assumiu o controlo — e depois impôs um ritmo implacável e através das dunas até à linha de meta. Abrir a pista em areia pura é amplamente considerado um dos desafios mais difíceis do Dakar, Sanders fez parecer rotina.
Ricky Brabec terminou em segundo, a 4’43’’, Tosha Schareina completou o pódio, a 5’57’’, Entretanto, Michael Docherty depois de ter ficado fora de competição ao partir a roda dianteira da sua KTM na etapa 4 (primeira da Maratona), regressou em “Dakar Experience” (correr sem contar para a classificação) e impôs um ritmo forte. Chegou a comandar, à geral, no início da etapa, liderou sempre as Rally2 e terminou na sétima posição da geral.
No final da etapa veio a confirmação da penalização para Sanders o que promoveu Ricky Brabec a vencedor da etapa, 1m14s à frente do companheiro de equipa Tosha Schareina, e com 1’17” de vantagem sobre “Chucky” Sanders (que bonificara 2’40” por abrir a pista depois de ultrapassar Benavides). Seguiram-se Howes (Honda), Van Beveren (Honda) e Benavides (KTM).
Na classificação geral, após a etapa 6 (que antecedeu o dia de descanso) Sanders lidera com 45 segundos (!!!) de vantagem sobre Brabec e 10’15”. Seguem-se Schareina (Honda), Cornejo (Hero), a menos de meia hora.
Entre os portugueses, Martim Ventura (com o problema técnico que o afectou nas duas etapas anteriores já solucionado) foi o melhor – 14º à geral e 5º entre os Rally2), com Bruno Santos a terminar em 25º a etapa e sendo 14º nos Rally2. Após a 6ª etapa, Ventura é 17º na geral, um lugar à frente de Bruno Santos, respectivamente 7º e 8º nos Rally2.
Amanhã é dia de descanso. O Rali Dakar regressa à estrada no domingo com a etapa 7, entre Riade e Wadi Ad Dawasir.













