• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Segunda-feira, Dezembro 15, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Noticias de Motos

As motos de 125cc são realmente perigosas? O mito que divide condutores

by Redação
Dezembro 15, 2025
in Noticias de Motos
0
As motos de 125cc são realmente perigosas? O mito que divide condutores
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

As motos de 125cc têm conquistado espaço um pouco por todo o país e é fácil de perceber porquê: são leves, económicas e, para muitos, representam a porta de entrada no mundo das duas rodas, e isso aliado ao facto de com a carta B* ser possível legalmente ter a sua. Mas há quem lhes atribua uma reputação menos simpática: a de serem perigosas. Será exagero ou há fundamento nesta perceção?

Grande parte da polémica nasce do perfil típico de quem as conduz. A lei permite que titulares de carta B, sem experiência prática em motos, possam pegar numa 125cc após uma formação mínima. O resultado é que muitos estreantes enfrentam o trânsito sem treino em técnicas de travagem ou condução defensiva. E aqui reside um dos riscos: não é tanto a moto em si, mas o condutor que a guia.

RelatedPosts

QJMotor Rino 900 ADV antecipa uma nova era adventure com motor tricilíndrico

Brembo distinguida com dupla classificação ‘A’ pelo CDP pela sua atuação e luta pela sustentabilidade

Marc Márquez intensifica o treino com mountain bike a preparar o regresso

Do ponto de vista técnico, há limitações que não podem ser ignoradas. O baixo peso torna estas máquinas mais vulneráveis ao vento lateral e às irregularidades do piso. Os travões e pneus, de menor dimensão, não oferecem a mesma eficácia que os de cilindradas superiores. E, apesar de serem “pequenas”, atingem facilmente velocidades de 100 a 120 km/h — rápidas o suficiente para expor o motociclista a perigos semelhantes aos de uma moto maior, mas sem a mesma capacidade de resposta.

Ainda assim, seria injusto rotular as 125cc como armadilhas ambulantes. Para deslocações urbanas, são práticas, ágeis e menos intimidadoras do que uma 600cc. Muitos condutores experientes reconhecem que, com formação adequada e equipamento de proteção completo, podem ser tão seguras quanto qualquer outra moto. O problema surge quando se confundem acessibilidade com ausência de risco.

Instrutores de condução são claros: o perigo não está na cilindrada, mas na preparação. Uma 125cc pode ser a melhor escola para quem quer aprender, desde que acompanhada de responsabilidade e consciência das suas limitações. O mito da “perigosidade” nasce sobretudo da combinação entre inexperiência e falta de respeito pelas regras.

No fim, a pergunta mantém-se: são perigosas ou apenas mal compreendidas? Talvez a resposta esteja menos na moto e mais em quem segura o guiador.

E é precisamente por isso que em última análise, o debate em torno da alegada perigosidade das motos de 125cc evidencia uma verdade incontornável: a segurança reside na atitude e na preparação do motociclista, e não na máquina em si. Estes veículos, quando operados por um condutor responsável, que respeita as suas limitações e que investiu na formação adequada e no equipamento de proteção completo, são ferramentas de mobilidade perfeitamente seguras, ágeis e económicas. A má reputação destas motos é, em grande parte, um reflexo do erro humano, da inexperiência ou da sobre confiança. Longe de serem armadilhas, as 125cc constituem um excelente ponto de partida para quem deseja ingressar no mundo das duas rodas, desde que a acessibilidade não seja confundida com a ausência de risco e a prudência seja a regra.

*Pode conduzir uma 125cc com a carta B em Portugal a partir dos 25 anos de idade, sendo a habilitação automática para motociclos até 125cc e 11kW (15cv) sem necessidade de exame extra, ou se tiver a carta B há pelo menos 2 anos e fizer uma formação específica (7h), dependendo da interpretação da lei e se quiser conduzir sem ter 25 anos. 

Related

QJMotor Rino 900 ADV antecipa uma nova era adventure com motor tricilíndrico

by Redação
Dezembro 15, 2025
0
QJMotor Rino 900 ADV antecipa uma nova era adventure com motor tricilíndrico

A QJMotor prepara-se para dar um passo decisivo no segmento adventure com a Rino 900 ADV, um modelo que marca a estreia de um novo motor tricilíndrico em...

Read moreDetails

Brembo distinguida com dupla classificação ‘A’ pelo CDP pela sua atuação e luta pela sustentabilidade

by Redação
Dezembro 15, 2025
0
Brembo distinguida com dupla classificação ‘A’ pelo CDP pela sua atuação e luta pela sustentabilidade

A Brembo alcançou um marco significativo na sua jornada de responsabilidade ambiental, sendo agraciada com a dupla classificação máxima, ‘A’ e ‘A’, atribuída pela organização global sem fins...

Read moreDetails

Royal Enfield Continental GT-R 750 e Himalayan 750 aproximam-se da produção

by Redação
Dezembro 15, 2025
0
Royal Enfield Continental GT-R 750 e Himalayan 750 aproximam-se da produção

A Royal Enfield começa a levantar o véu sobre a próxima etapa da sua gama de motores bicilíndricos, com dois modelos de 750 cc que apontam claramente para...

Read moreDetails

Desfiles de Pais e Mães Natal Motards levam o espírito de Natal a várias cidades

by Redação
Dezembro 14, 2025
0
Desfiles de Pais e Mães Natal Motards levam o espírito de Natal a várias cidades

Cascais voltou a ser invadido pela cor vermelha e branca este domingo. Cerca de mil motociclistas, vestidos de Pai e Mãe Natal, percorreram todas as freguesias do concelho,...

Read moreDetails

KTM e Husqvarna lançam atualização de software para a gama 390 e modelos 401

by Redação
Dezembro 14, 2025
0
KTM e Husqvarna lançam atualização de software para a gama 390 e modelos 401

A KTM e a Husqvarna iniciaram uma nova campanha de serviço destinada a um conjunto de modelos vendidos em alguns mercados internacionais, após terem sido identificadas situações pontuais...

Read moreDetails

MV Agusta redesenha o futuro com estratégia surpreendente: nova submarca com estilo retro e com motos mais acessíveis

by Redação
Dezembro 15, 2025
0
MV Agusta redesenha o futuro com estratégia surpreendente: nova submarca com estilo retro e com motos mais acessíveis

A MV Agusta está a preparar uma mudança estrutural que rompe com décadas de posicionamento quase exclusivamente associado ao luxo. Depois de voltar a ser totalmente controlada pela...

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.