• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Noticias de Motos

Depois da M…uma R1 V4 no horizonte?

by Redação
Dezembro 5, 2025
in Noticias de Motos
0
Depois da M…uma R1 V4 no horizonte?
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Prestes a regressar ao conceito de motores em V para equipar a sua moto de MotoGP, algo que não ‘faz’ desde as 500 com motor a dois-tempos, a Yamaha estará a pensar igualmente no lançamento de uma R1 com essa arquitectura de motor?

A última vez que o construtor japonês colocou no mercado uma desportiva com motor em V foi precisamente em 1984 quando lançou a bombástica RD 500, uma poderosa dois-tempos que utilizava uma versão mais calma dos motores que a marca utilizava no mundial de velocidade com as YZR 500. No Japão a 500 de Iwata chegou mesmo a ter uma versão mais ‘racing’ com o nome de RZV 500R, nove quilos mais leve ao utilizar um chassis em alumínio ao invés do aço da RD mas que ao contrário dos 88 cavalos reclamados pela versão europeia tinha apenas 64 cavalos para estar de acordo com a legislação nipónica.

RelatedPosts

Zero Motorcycles Lompico Concept: A visão que estreia o novo sistema Cypher 4

Trial de Penela coroou Campeões Nacionais 2025

Adeus Yamaha XSR700? Um dos símbolos da gama pode estar em vias de desaparecer

Mas 40 anos depois da RD 500 a Yamaha poderá aproveitar o regresso à configuração em V no MotoGP para adoptar também a mesma solução para a sua super-desportiva de estrada e claro, desenvolver uma nova arma para o mundial Superbike onde não vence desde 2021 pelas mãos do agora seu piloto de MotoGP, Toprak Razgatlioglu.

A R1 actual parece ter chegado ao limite de desenvolvimento e conquistar pódios nas Superbike na actualidade é motivo de festa para os seus pilotos, mesmo se na resistência a moto japonesa continua a ser uma das preferidas pelas mais diversas equipas e conquistou mesmo o título mundial em 2025 com a equipa da YART.

Mas falta ‘sumo’ na R1 para bater a Ducati Panigale V4R e mesmo a BMW M1000RR (uma verdade que precisa de ser confirmada depois da saída do mago Toprak das suas fileiras) e a solução poderá mesmo seguir o caminho dos italianos e construir uma MotoGP mais civilizada que possa ser vendida ao comum dos mortais. Talvez por isso os japoneses tenham decidido entrar já em 2026 no MotoGP com o V4 com 1000cc de capacidade, que pode assim ser desenvolvido pelos seus pilotos nesse campeonato e ser a base do futuro propulsor da R1, elevando ainda mais o carisma e acima de tudo a competitividade do modelo quando em confronto directo com as Ducati.

Os seguidores da marca há muito que desejam uma R1 mais competitiva em pista mas nos stands falta saber se a Yamaha conseguiria escoar um modelo V4 ainda mais desenvolvido do ponto de vista tecnológico e que poderia atingir preços de comercialização semelhantes aos das Ducati que continuam a ‘esgotar’ mesmo nas suas versões mais exclusivas e dispendiosas…mas aí teríamos que falar de um carisma que actualmente apenas os de Borgo Panigale parecem ter e que não é nada fácil de conquistar.

Related

Zero Motorcycles Lompico Concept: A visão que estreia o novo sistema Cypher 4

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
Zero Motorcycles Lompico Concept: A visão que estreia o novo sistema Cypher 4

A Zero Motorcycles apresentou o Lompico Concept, uma naked elétrica criada para servir de montra às tecnologias que a marca pretende introduzir nos próximos anos. No centro desta...

Read moreDetails

Adeus Yamaha XSR700? Um dos símbolos da gama pode estar em vias de desaparecer

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
Adeus Yamaha XSR700? Um dos símbolos da gama pode estar em vias de desaparecer

A Yamaha confirmou que não irá desenvolver uma versão Euro5+ da XSR700, marcando oficialmente o fim de um dos modelos mais emblemáticos da sua gama Sport Heritage. A...

Read moreDetails

Aprilia RS 457 GP Replica: o espírito do MotoGP numa 457 mais focada e equipada

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
Aprilia RS 457 GP Replica: o espírito do MotoGP numa 457 mais focada e equipada

A Aprilia RS 457 GP Replica chega com uma proposta clara: aproximar o condutor da estética e ambiente das motos de MotoGP da Aprilia Racing. Decorada com as...

Read moreDetails

Zontes “faz mira” à Honda: 552G é a nova maxi-scooter que promete ameaçar a X-ADV; chegada a Portugal ainda por anunciar

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
Zontes “faz mira” à Honda: 552G é a nova maxi-scooter que promete ameaçar a X-ADV; chegada a Portugal ainda por anunciar

O mercado ibérico mudou de tal forma que já ninguém olha para a Zontes como uma curiosidade exótica. Em 2025, a marca asiática tornou-se numa força dominante, conquistando...

Read moreDetails

Triumph eleva conceito de desportiva naked com a Street Triple 765 RX, uma derradeira proposta para as pistas

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
Triumph eleva conceito de desportiva naked com a Street Triple 765 RX, uma derradeira proposta para as pistas

JORDAN PAY 2025

Read moreDetails

MITT Ibiza 125: a pequena rebelde que faz da cidade um parque de diversões

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
MITT Ibiza 125: a pequena rebelde que faz da cidade um parque de diversões

Ride Thru Media

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.