Pelo terceiro ano consecutivo, foi muito o público que acorreu à Monte Gordo Sand Race para vibrar com o espetáculo do Mundial de Corridas em Areia.
Tal como aconteceu nos dois anos anteriores o Algarve acordou solarengo neste final de novembro para acolher no passado fim de semana a terceira edição da Monte Gordo Sand Race, quinta e penúltima ronda do Campeonato do Mundo FIM de Corridas em Areia. Com milhares de espectadores a assistir ao longo da praia em ambos os dias, no sábado a competição moto pautou-se por um domínio claro do inglês Todd Kellett, líder do Campeonato do Mundo e que, aos comandos de uma Yamaha, se impôs face aos franceses Cyril Genot, Milko Potisek e Jeremy Hauquier. Este quarteto completou 31 voltas a um traçado renovado, mais uma que os quatro pilotos que se seguiram na classificação deste primeiro dia da Monte Gordo Sand Race. Paulo Alberto e Luis Outeiro, ambos em Yamaha, encerraram o Top 10 e foram os primeiros de entre os portugueses. Damien Prevoto, Amandine Verstappen e Evan Demeester foram os vencedores, respetivamente, entre os Veteranos, Senhoras e Juniores.
A primeira manga dos Quad teve como vencedor o inglês Harry Walker, em Laeger’s, que se impôs ao francês Pablo Violet (Yamaha), com o belga Olivier Vandendijck (Honda) em terceiro lugar. Este trio completou 18 voltas de uma corrida que teve uma hora de duração. Posições seguintes para os belgas Dirk Schelfhout, vencedor entre os Veteranos, e Glenn Swarte, ambos em Honda e com o mesmo número de voltas. Diogo Campos (Yamaha) no 11º lugar foi o melhor da comitiva lusa, sendo secundado por Paulo Fernandes e Luís Fernandes. Esta jornada contou ainda com a estreia do Troféu Yamaha/Mini Monte Gordo Sand Race onde participaram pilotos com idades compreendidas entre os 8 e os 16 anos. Nos Quad venceu João Susano na Categoria Fun e Rui Alves entre os iniciados. Nas motos Duarte Marques venceu nas YZ85 e Edgar Póvoa entre as YZ65.
No domingo, o muito público presente teve o privilégio de assistir uma competição moto marcada por uma luta intensa pela vitória, depois de o inglês Todd Kellett, dominador da corrida da véspera, ter sido forçado a abandonar logo à nona volta. A partir daí, os franceses Cyril Genot e Jeremy Hauquier e o norueguês Hakon Fredrikssen foram alternando no comando. As últimas voltas foram emocionantes, com Genot e Fredrikssen a rodarem quase lado a lado, com a vitória a pender para o francês. Ao pódio subiu também Milko Potisek, com o Top 5 a incluir ainda Lars Berkel e Julien Lieber. Terminaram na mesma volta os nove primeiros classificados, grupo onde se incluía, no 9º lugar, Luís Outeiro, o melhor piloto luso neste segundo dia. Damien Prevoto, vencedor entre os Veteranos, fechou o Top 10 e Paulo Alberto foi 11º colocado. Amandine Verstappen e Evan Demeester foram os vencedores, respetivamente entre as senhoras e os Juniores. Diogo Ventura e Ruben Ferreira triunfaram entre os que participaram em pares.
A segunda manga dos Quad voltou a ter como vencedor o inglês Harry Walker, que se impôs ao francês Pablo Violet, com os belgas Olivier Vandendijck e Glenn Swarte em terceiro e quarto lugar. Os portugueses Nuno Gonçalves, o melhor da comitiva lusa, e Luís Fernandes, ambos em Yamaha, terminaram em 8º e 9º da classificação geral.
Em ano de estreia, o Troféu Yamaha/Mini Monte Gordo Sand Race juntou 24 pilotos com idades compreendidas entre os 8 e os 16 anos. Na corrida destinada aos Quad deste segundo dia João Susano na Categoria Fun e Rui Alves entre os iniciados repetiram os triunfos da véspera. Nas motos, Duarte Marques voltou a vencer entre as YZ85 enquanto Afonso Torcato triunfou entre as YZ65.
A Monte Gordo Sand Race 2025 encerrou com a festa final do pódio que consagrou vencedores e, a uma jornada do final do FIM Sand Races World Championship, diversos Campeões do Mundo desta temporada.
A Monte Gordo Sand Race foi uma organização conjunta da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e do Automóvel Club de Portugal, tendo-se disputado sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) e da Federação Internacional de Motociclismo (FIM).













