• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Domingo, Dezembro 21, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Noticias de Motos

Ural Motorcycles: Produção para exportação gama Legacy para temporariamente devido a sanções à Rússia; Neo é o futuro

by Redação
Novembro 30, 2025
in Noticias de Motos
0
Ural Motorcycles: Produção para exportação gama Legacy para temporariamente devido a sanções à Rússia; Neo é o futuro
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A Ural Motorcycles divulgou uma comunicação detalhada sobre o estado atual da sua produção, o impacto da reorganização industrial iniciada após 2022 e o papel estratégico do projeto Ural Neo no futuro da empresa. A carta do diretor Ilya Khait, publicada no site oficial, clarifica as dificuldades enfrentadas, as decisões em curso e o caminho projetado para preservar a marca num contexto particularmente desafiante.

A Ural sempre ocupou um lugar singular na indústria. Nunca foi um fabricante de grande volume, nem uma marca de nicho orientada para tendências de estilo. O seu universo é formado por uma comunidade muito específica, composta por utilizadores e técnicos que conhecem profundamente a natureza dos modelos e apreciam a sua filosofia quase artesanal. Essa identidade, no entanto, torna-se especialmente vulnerável quando surgem crises externas de grande escala.

RelatedPosts

Kawasaki e os híbridos: Novas patentes apontam para uma evolução mais eficiente

Shark SKWAL CUP Speed-Fancy: Espírito de competição para a estrada

Motul renova com WSBK até 2030

Até ao início do conflito entre Rússia e Ucrânia, em 2022, a produção da Ural era maioritariamente realizada na fábrica de Irbit, na Rússia. As consequências do conflito, bem como as restrições económicas e logísticas associadas, obrigaram a empresa a deslocar o processo de montagem final para o Cazaquistão. Essa solução permitiu manter a exportação de sidecars nos primeiros tempos, mas rapidamente se revelou insustentável. Segundo Khait, operar entre um país sob sanções e outro sem infraestruturas adequadas para este tipo de produção significou custos crescentes e perdas financeiras contínuas. No final de 2024, tornou-se evidente que este modelo não poderia continuar.

Como resultado, a produção da gama Legacy destinada aos mercados de exportação entrou em pausa. A produção para o mercado interno mantém-se ativa, mas enfrenta limitações operacionais significativas. A empresa sublinha que esta interrupção é temporária e será revista assim que exista uma solução industrial viável e financeiramente sustentável.

Perante este cenário, o projeto Ural Neo assumiu um papel central na estratégia da marca. Com formação em engenharia e décadas de envolvimento direto no desenvolvimento técnico dos modelos, Khait procurou uma alternativa que evitasse o declínio gradual da Ural enquanto fabricante independente. O objetivo não é substituir a gama tradicional, mas complementá-la, abrindo caminho a um produto capaz de atrair novos utilizadores.

O Ural Neo foi desenvolvido para ampliar o público da marca: utilizadores que consideravam os modelos clássicos demasiado exigentes, demasiado caros ou simplesmente pouco ajustados ao seu perfil. Ao mesmo tempo, o projeto pretende assegurar continuidade, crescimento e relevância futura, evitando que a marca se torne apenas um nome histórico aplicado a produtos genéricos fabricados por terceiros.

Num setor onde a renovação geracional é cada vez mais difícil, atrair novos condutores é essencial não só para a marca, mas para o próprio motociclismo. O Neo enquadra-se precisamente nessa lógica de diversificação e adaptação.

Embora as circunstâncias que motivaram estas mudanças estejam longe de ser ideais, a Ural vê no Neo um ponto de viragem. O modelo representa uma oportunidade para reafirmar a identidade da marca num contexto global instável e para garantir que a Ural continue a evoluir, mantendo a ligação à sua herança sem ficar presa ao passado.

Related

Kawasaki e os híbridos: Novas patentes apontam para uma evolução mais eficiente

by Redação
Dezembro 20, 2025
0
Kawasaki e os híbridos: Novas patentes apontam para uma evolução mais eficiente

A Kawasaki continua a apostar seriamente na tecnologia híbrida e uma nova patente revela que a marca japonesa está a repensar a arquitetura destas motos para resolver um...

Read moreDetails

Shark SKWAL CUP Speed-Fancy: Espírito de competição para a estrada

by Redação
Dezembro 20, 2025
0
Shark SKWAL CUP Speed-Fancy: Espírito de competição para a estrada

O Shark SKWAL CUP Speed-Fancy nasce inspirado nos formatos de corrida “Cup” e foi pensado para condutores que encaram cada saída como um exercício de precisão e controlo....

Read moreDetails

Vídeo: Vá além fronteiras com a KTM 1390 SUPER ADVENTURE S EVO 2026

by Redação
Dezembro 19, 2025
0
Vídeo: Vá além fronteiras com a KTM 1390 SUPER ADVENTURE S EVO 2026

A KTM 1390 SUPER ADVENTURE S EVO 2026 marca um novo patamar no segmento das motos de aventura, ao combinar desempenho de alto nível com uma abordagem tecnológica...

Read moreDetails

FB Mondial Piega 452: estilo italiano e desempenho A2 agora em promoção

by Redação
Dezembro 19, 2025
0
FB Mondial Piega 452: estilo italiano e desempenho A2 agora em promoção

A FB Mondial Piega 452 afirma-se como um dos modelos mais marcantes da marca italiana nos últimos tempos, combinando design retro, tecnologia atual e um posicionamento claramente desportivo....

Read moreDetails

A aventureira definitiva? A Yamaha Ténéré 700 World Raid 2026 chega mais preparada do que nunca

by Redação
Dezembro 19, 2025
0
A aventureira definitiva? A Yamaha Ténéré 700 World Raid 2026 chega mais preparada do que nunca

A Yamaha Ténéré 700 World Raid 2026 reforça a sua vocação de grande viajante e afirma-se como uma das propostas mais completas no universo trail de média cilindrada....

Read moreDetails

Pedro e Jorge Braga iniciam no dia 20 a viagem rumo a Dakar, equipados com algumas das marcas mais prestigiadas do setor

by Redação
Dezembro 19, 2025
0
Pedro e Jorge Braga iniciam no dia 20 a viagem rumo a Dakar, equipados com algumas das marcas mais prestigiadas do setor

A Jasil Comercial, reconhecida no mercado nacional pela distribuição de equipamento e componentes para motociclismo, confirma a sua colaboração com a Expedição Braga Dakar 25. A iniciativa, protagonizada...

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.