• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sábado, Dezembro 20, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Desporto

Testes SBK/Jerez: Bimota e Yamaha já rápidas, pilotos BMW e Honda em adaptação

by Redação
Novembro 28, 2025
in Desporto
0
Testes SBK/Jerez: Bimota e Yamaha já rápidas, pilotos BMW e Honda em adaptação
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Os pilotos do Mundial de SBK terminaram 2025 com uma sessão de testes em Jerez. Alex Lowes (bimota by Kawasaki Racing Team) não precisou do primeiro dia para provar a sua velocidade no segundo, sendo seguido de perto por Xavi Vierge (Pata Maxus Yamaha) e Michael van der Mark (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team), cada um a menos de quatro décimas de segundo atrás.

Embora só tenha participado no primeiro dia com o piloto de testes Xavi Fores, a Bimota voltou a mostrar que a boa fase da KB998 Rimini no final da temporada não foi um acaso. Alex Lowes completou umas impressionantes 76 voltas no segundo dia, empatado como o piloto com mais voltas, e o seu melhor tempo, cerca de 1’37.825s, foi mais rápido do que a volta mais rápida de Nicolo Bulega (Aruba.it Racing – Ducati) nas corridas 1 e 2 no mesmo circuito em 2025. Terminando em P6, com o melhor tempo de 1’38.584s, Axel Bassani (bimota by Kawasaki Racing Team) deu as boas-vindas a um novo chefe de equipa, Uri Pallares, que se juntou à equipa de ‘El Bocia’ após a reforma do seu piloto de longa data, Jonathan Rea.

RelatedPosts

Motul renova com WSBK até 2030

Novidades e calendários Nacional MX e SX 2026

Vídeo: Vá além fronteiras com a KTM 1390 SUPER ADVENTURE S EVO 2026

Na Yamaha Xavi Vierge (Pata Maxus Yamaha) foi o mais rápido, continuando a sua adaptação à Yamaha após quatro anos de Honda. O seu tempo de 1’38.058s colocou-o em segundo lugar, pouco menos de um quarto de segundo mais lento do que Alex Lowes. Andrea Locatelli (Pata Maxus Yamaha), que impressionara no primeiro dia, foi o segundo piloto mais rápido, terminando em quarto lugar, com o seu tempo de 1’38.134s, apenas quatro milésimos mais lento que Michael Van der Mark. O agora piloto de testes da BMW testou diferentes configurações geométricas na ciclística e pequenas alterações no braço oscilante da moto. Além disso, Locatelli passou os dois dias de testes a trabalhar pela primeira vez com o novo chefe de equipa, Giuilo Nava, após a sua transferência da Aruba.it Racing-Ducati, onde conquistou dois Campeonatos do Mundo com Álvaro Bautista. Stefano Manzi (GYTR GRT Yamaha WorldSBK Team) não completou tantas voltas no segundo dia como no primeiro, mas o seu tempo de 1’38,606s manteve-o na mesma posição, terminando em sétimo lugar.

Pilotos BMW em adaptação: ‘Petrux’ P5, Oliveira P8

Mais uma vez, Michael van der Mark (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) demonstrou a sua familiaridade com a moto, terminando em terceiro lugar e apresentando um sólido desempenho em dois dias de trabalho, completando um total de 150 voltas e terminando em terceiro. Embora o tempo de van der Mark, de 1’38,126s, tenha sido mais rápido do que o de cada um dos novos pilotos, Danilo Petrucci (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) e Miguel Oliveira (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) registaram tempos semelhantes (04s de diferença) e têm agora mais voltas no currículo a bordo da M 1000 RR, enquanto começam a entrosar-se com o novo engenheiro electrónico Christophe Lambert, que veio da Bimota. Para Oliveira, o seu chefe de equipa também é novo na equipa, uma vez que Andrew Pitt espera construir uma boa relação nos próximos meses. O piloto português era estreante absoluto e teve de vencer a fase de adaptação a um mundo completamente novo: pneus Pirelli, moto derivada de série e equipa técnica. No segundo e último dia em Jerez, Petrucci terminou em P5 com o tempo de 1’38,470s, à frente de Oliveira, que fez 1’38,890s e ficou em oitavo lugar. Cedendo apenas cerca de um segundo para o tempo de Lowes, e tendo rodado a apenas 4 décimos do tempo de Petrucci (conhecedor dos pneus Pirelli), pode considerar-se esta primeira abordagem ao Mundial de Superbike como positiva para Miguel Oliveira.

Somkiat Chantra (Honda HRC) terminou o dia como o mais rápido entre os pilotos da Honda, com uma vantagem de 0,314s, marcando 1’39.494s e garantindo a 9ª posição. O piloto de testes Tetsuta Nagashima (HRC Test Team) foi o segundo mais rápido da Honda, com o tempo de 1’39.609s, conquistando a 10ª posição. Jake Dixon (Honda HRC) garantiu a 11ª posição com a sua melhor volta de 1’39.808s. Os pilotos número 96 e 35 seguiram um plano focado principalmente na familiarização com a moto e ficarão satisfeitos por saber que os seus tempos melhoraram ao longo dos testes.

Alcoba foi o mais rápido entre os pilotos de Supersport

Jeremy Alcoba (Kawasaki WorldSSP Team) foi o mais rápido entre os pilotos do Mundial de Supersport, apesar de uma queda no final do dia, entre as curvas 12 e 13, que provocou uma bandeira vermelha. O seu tempo de 1’42s167 superou o do piloto mais rápido do primeiro dia, Corentin Perolari (Honda Racing World Supersport), por cinco centésimos, e o do piloto de MotoE de 2025, Mateo Ferrari (WRP Racing), por 0,214s. Dominique Aegerter (Kawasaki WorldSSP Team) continuou o seu período de treinos com a sua nova ZX-6R 636, conquistando o quarto lugar entre as motos do WorldSSP e registando a volta mais rápida em 1’43s492. A completar a lista de pilotos do WorldSSP que participaram: Ana Carrasco (Honda Racing World Supersport) foi a quinta mais rápida, com o tempo de 1’44.077s, seguida do estreante Ricardo Rossi (Renzi Corse) com 1’44.135s, e Petr Svoboda (WRP Racing), que registou a volta mais rápida com 1’44.697s.

O Mundial de Superbike regressa a Jerez, a 22 e 23 de janeiro, para nova sessão de testes preparatórios para o campeonato de 2026.

Related

Motul renova com WSBK até 2030

by Redação
Dezembro 19, 2025
0
Motul renova com WSBK até 2030

A MOTUL continuará como Patrocinador Principal em 2026, assinalando o décimo aniversário da sua colaboração com o WorldSBK e mantendo a sua forte visibilidade em toda a série....

Read moreDetails

Novidades e calendários Nacional MX e SX 2026

by Redação
Dezembro 19, 2025
0
Novidades e calendários Nacional MX e SX 2026

ALL RIGHTS RESERVED

Read moreDetails

O MotoGP enfrenta uma dúvida com o circuito do Brasil: conseguirá Goiânia cumprir os padrões de segurança?

by Redação
Dezembro 18, 2025
0
O MotoGP enfrenta uma dúvida com o circuito do Brasil: conseguirá Goiânia cumprir os padrões de segurança?

O sonho brasileiro do MotoGP: irá Goiânia passar no teste para 2026? O entusiasmo no mundo do MotoGP é palpável à medida que se aproxima o momento do...

Read moreDetails

Francesco Bagnaia ainda não sabe o que realmente aconteceu em Motegi

by Redação
Dezembro 18, 2025
0
Francesco Bagnaia ainda não sabe o que realmente aconteceu em Motegi

@photopsp_jacek_swiderek

Read moreDetails

Fabiano Sterlacchini fala da estratégia da Aprilia no MotoGP: como desafiar Marc Márquez

by Redação
Dezembro 18, 2025
0
Fabiano Sterlacchini fala da estratégia da Aprilia no MotoGP: como desafiar Marc Márquez

Dentro da estratégia da Aprilia no MotoGP: Fabiano Sterlacchini revela os segredos do sucesso! Numa entrevista exclusiva à imprensa internacional, Fabiano Sterlacchini, Diretor Técnico da Aprilia, levanta o...

Read moreDetails

Maverick Viñales junta-se à família Lorenzo para 2026: poderá esta decisão relançar a sua carreira?

by Redação
Dezembro 18, 2025
0
Maverick Viñales junta-se à família Lorenzo para 2026: poderá esta decisão relançar a sua carreira?

photopsp_lukasz_swiderek

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.