A Yamaha surgiu como a líder indiscutível durante o primeiro dia de testes em Jerez, assumindo o protagonismo com Andrea Locatelli a estabelecer um ritmo impressionante. Com um tempo de 1’38.641, Locatelli impôs o desempenho da R1, deixando concorrentes para trás e marcando território desde cedo na sessão de testes.
O dia não se resumiu apenas ao bom momento da Yamaha, já que os olhos estavam postos nas estreias de Danilo Petrucci e Miguel Oliveira na BMW M 1000 RR. Petrucci, completou 80 voltas, terminando no final a um passo do top cinco, a meros oito décimos do ritmo de Locatelli. A prestação de Petrucci, que lhe garantiu o sexto lugar geral, provou que está no bom caminho na sua adaptação à nova moto.
Xavi Vierge juntou-se a Locatelli no domínio da Yamaha, garantindo a segunda R1 mais rápida do dia, ficando a apenas 385 milésimos. Michael Van der Mark, este ano piloto de testes da BMW, registou um tempo de 1’39.043.
Stefano Manzi, igualmente em Yamaha, logo atrás de Petrucci, mostrou consistência ao completar umas impressionantes 95 voltas. Manzi superou Oliveira, que terminou em oitavo na tabela de tempos, no seu primeiro dia aos comandos da M1000 RR, por uma margem estreita de apenas 8 milésimos. Oliveira, ainda a adaptar-se à BMW, registou um tempo de 1’39.815, marca que tem de ser considerada positiva tendo em conta o desconhecimento geral do piloto da sua moto, equipa técnica e pneus.
A dupla da Honda, Jake Dixon e Somkiat Chantra, completou o top dez, ambos mostrando potencial enquanto se adaptam à CBR1000RR-R, também eles estreantes absolutos no Mundial de Superbike.
Hoje tem lugar o segundo dia de testes em Jerez de la Frontera, a última oportunidade que os pilotos terão para testar neste ano.













