A presença do Piaggio Group na EICMA 2025 marcou mais um passo firme na renovação das suas marcas, com uma série de estreias que reforçam o peso do grupo num mercado europeu onde mantém posições de referência, especialmente no segmento das scooters. Entre modelos celebratórios, evoluções técnicas e novas interpretações de máquinas desportivas e aventureiras, Aprilia, Moto Guzzi, Vespa e Piaggio mostraram como pretendem entrar em 2026 com ambição renovada.
A Aprilia destacou duas estreias centrais. Por um lado, a SR GT 400, um GT de média capacidade que combina conforto e vocação urbana com verdadeira aptidão para sair do asfalto, graças ao curso alongado das suspensões, ao novo chassis e ao monocilíndrico líquido que debita 36 hp para mover apenas 186 kg. Inclui TFT de 5 polegadas, sistema keyless, controlo de tração e ABS ajustável e com a possibilidade de desativar, além de um ecrã regulável em cinco posições. Por outro lado surge a RS 457 GP Replica, uma versão especial da RS 457 com quick shifter para subidas e reduções sem embraiagem, pastilhas dianteiras de atrito superior e uma apresentação estética baseada diretamente na RS-GP de MotoGP. Mantém o bicilíndrico de 35 kW, o baixo peso, o quadro em alumínio com o motor como elemento estrutural e a eletrónica completa com Ride-by-Wire, Riding Modes, ABS e controlo de tração ajustáveis e desconetáveis.




A gama Aprilia Factory recebe ainda esquemas gráficos inéditos inspirados em fluxos aerodinâmicos, aplicados às RSV4, Tuono V4, RS 660 e Tuono 660, sublinhando o trabalho aerodinâmico que há anos distingue a marca de Noale.
A Moto Guzzi apresentou novas cores para toda a gama, reforçando a ligação entre o estilo clássico da marca e as suas raízes de aventura e sport-touring. A V7 Stone recebe a nova Sabbia Camo, a V7 Special surge em Nero Smeraldo e Bianco 1969, e a V7 Sport apresenta a Rosso Monza. Na família V85, a Strada ganha as tonalidades Verde Legnano e Rosso Monza; a V85 TT adota esquemas como Giallo Wadi e Grigio Yanar Dag; e a V85 TT Travel recebe o novo Blu Zefiro. A Stelvio, por sua vez, estreia visuais Grigio Climbing e Verde Hiking, alinhados com o espírito explorador do modelo.


Para celebrar os 25 anos de um dos seus modelos mais reconhecidos, a Piaggio lançou o Beverly 25th Anniversary. Disponível com motores 310 hpe e 400 hpe, apresenta a nova cor Grigio 25th Anniversary com acabamento mate metálico, grafismo longitudinal em cinzento claro, para-brisas fumado, detalhes em preto brilhante e ouro, e um assento em dois materiais com costuras a condizer.

A Vespa, prestes a celebrar oitenta anos em 2026, apresentou as novas Primavera e Sprint S, renovadas na estética, funcionalidade e equipamento. Estreiam jantes de 12 polegadas com cinco raios repartidos, um novo “tie” central mais fluido, bancos atualizados, farolim traseiro em LED e travão traseiro de disco. O ABS permanece no eixo dianteiro. As versões 125 e 150 incluem sistema keyless e instrumentação full-LCD. Mantêm-se as motorizações 50, 125, 150 e as versões totalmente elétricas.


Em antecipação ao 80.º aniversário, a Vespa revelou ainda as edições especiais Vespa Primavera 80th e Vespa GTS 80th, ambas identificadas pela tonalidade Verde Pastello e por elementos pintados a condizer, desde os espelhos ao braço da suspensão dianteira. Os emblemas “80th” e “80 years of Vespa Est. 1946” assinalam esta celebração e reforçam o simbolismo histórico da marca.
Imagens: Piaggio













