• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Noticias de Motos

A nova Suzuki SV-7GX como referência crossover de média cilindrada

by Redação
Novembro 4, 2025
in Noticias de Motos
0
A nova Suzuki SV-7GX como referência crossover de média cilindrada
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A Suzuki SV-7GX é uma proposta nova no segmento médio que junta a identidade do V-twin da família SV com traços e utilidade de uma crossover de inspiração adventure. Desenvolvida sobre a plataforma do conhecido SV650, a SV-7GX altera a fórmula clássica do V-twin para oferecer uma moto mais versátil: posição de condução ereta, roda de 17″ orientada para estrada, proteções previstas e uma ergonomia pensada tanto para o dia a dia como para viagens mais longas. O objetivo é combinar agilidade e leveza com conforto e tecnologias eletrónicas que ajudem o piloto, sem complicar a utilização para quem está a subir de categoria ou prefere uma máquina mais acessível.

No coração está o motor V-twin em 90°, 645 cm³, com caracterização já testada ao longo de décadas. A unidade foi afinada para manter o pulso irregular típico do V-twin — parte importante da personalidade da SV — ao mesmo tempo que ganha refinamentos mecânicos e electrónicos: gestão ride-by-wire, três mapas de motor (SDMS), controlo de tração com vários níveis, quickshifter bidireccionais e Low RPM Assist para arranques mais suaves. A resposta é linear nos baixos e médios regimes, com capacidade para esticar até regimes superiores sem perder compostura; a arquitetura downdraft do sistema de admissão ajuda a compactar a zona do assento, baixando o centro de gravidade e melhorando a ergonomia.

RelatedPosts

Zero Motorcycles Lompico Concept: A visão que estreia o novo sistema Cypher 4

Trial de Penela coroou Campeões Nacionais 2025

Adeus Yamaha XSR700? Um dos símbolos da gama pode estar em vias de desaparecer

A electrónica agrupa-se na plataforma Suzuki Intelligent Ride System (S.I.R.S.), cuja intenção é facilitar a vida ao piloto: modos de motor para adaptar a resposta conforme a estrada ou a experiência do condutor, controlo de tração ajustável (três níveis mais desligado), ABS e um quickshifter que permite trocas sem embraiagem tanto a subir como a descer (com condições de regime). A instrumentação é um ecrã TFT a cores de 4,2″ com múltiplos layouts, conectividade smartphone (navegação turn-by-turn, notificações, histórico de viagens, estatísticas de consumo) e um porta USB-C prático para carregar dispositivos.

A chassis e a suspensão foram concebidos para um equilíbrio entre conforto e precisão. A unidade usa um quadro treliça em tubos de aço que privilegia uma silhueta estreita e distribuição de massas baixa, combinada com um braço oscilante reforçado. A suspensão dianteira é por barras telescópicas de 41 mm com 129 mm de curso; atrás, um monoamortecedor com ligação em braço tipo link e sete posições de pré-carga, também com 129 mm de curso. O resultado é uma moto que absorve imperfeições sem perder estabilidade em travagens e curvas. O sistema de travagem recorre a discos frontais duplos de 290 mm com pinças de quatro pistões e um disco traseiro de 240 mm, apoiados por ABS.

A SV-7GX aposta na praticidade: depósito de 17,4 L para maior autonomia, um porta-bagagens traseiro moldado de série com pontos de fixação e pegas ergonómicas, e um conjunto de proteções (meio carenagem, ecrã regulável em três posições e coberturas para as mãos) que aumentam o conforto em percursos mais longos. O perfil estreito favorece a aproximação ao chão e o maneio em cidade; a largura do guiador e a posição dos comandos foram ajustadas para reduzir fadiga em rotações longas.

Do ponto de vista estético, a SV-7GX mistura linhas desportivas com presença crossover. A frente afiada e a meia carenagem inspiram-se na GSX-S1000GX, com um farol LED projetor único acompanhado por luzes de posição tipo “olhos” que reforçam o carácter. As opções de cor e grafismo dão ênfase distinta ao lado desportivo (triton blue/perolado branco), a um acabamento mais discreto e sofisticado (greige mate) ou a uma variante negra clássica com detalhes em azul.

Quanto a equipamento e pneus, monta jantes de liga leve com desenho de 10 braços e monta os Pirelli Angel GT II nas medidas 120/70ZR17 à frente e 160/60ZR17 atrás, escolhidos pelo compromisso entre aderência, durabilidade e comportamento em piso molhado. O painel apresenta informações detalhadas — consumo instantâneo e médio, autonomia, posição da caixa, alertas de manutenção, e integração com a app Suzuki Ride Connect+ que permite navegação, notificações e visualização de histórico de viagens.

Em resumo, a SV-7GX pretende ser uma opção crossover middleweight que honra a herança V-twin da Suzuki, entregando uma experiência de condução versátil: suficiente carácter para quem procura prazer de condução, ergonomia e proteções para viagens longas, e eletrónica que torna a moto acessível e segura para utilizadores menos experientes.

Especificações principais (resumo)
• Motor: V-twin 90°, 645 cm³, 4T, DOHC
• Potência máxima: 54 kW às 8 500 rpm
• Binário máximo: 64 Nm às 6 800 rpm
• Transmissão: caixa de 6 velocidades com quickshifter bidireccional
• Depósito: 17,4 L
• Altura do assento: 795 mm
• Peso em ordem de marcha: 211 kg
• Consumo WMTC: 23,8 km/L (4,2 L/100 km)
• Pneus: 120/70ZR17 na frente; 160/60ZR17 na traseira

Related

Zero Motorcycles Lompico Concept: A visão que estreia o novo sistema Cypher 4

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
Zero Motorcycles Lompico Concept: A visão que estreia o novo sistema Cypher 4

A Zero Motorcycles apresentou o Lompico Concept, uma naked elétrica criada para servir de montra às tecnologias que a marca pretende introduzir nos próximos anos. No centro desta...

Read moreDetails

Adeus Yamaha XSR700? Um dos símbolos da gama pode estar em vias de desaparecer

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
Adeus Yamaha XSR700? Um dos símbolos da gama pode estar em vias de desaparecer

A Yamaha confirmou que não irá desenvolver uma versão Euro5+ da XSR700, marcando oficialmente o fim de um dos modelos mais emblemáticos da sua gama Sport Heritage. A...

Read moreDetails

Aprilia RS 457 GP Replica: o espírito do MotoGP numa 457 mais focada e equipada

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
Aprilia RS 457 GP Replica: o espírito do MotoGP numa 457 mais focada e equipada

A Aprilia RS 457 GP Replica chega com uma proposta clara: aproximar o condutor da estética e ambiente das motos de MotoGP da Aprilia Racing. Decorada com as...

Read moreDetails

Zontes “faz mira” à Honda: 552G é a nova maxi-scooter que promete ameaçar a X-ADV; chegada a Portugal ainda por anunciar

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
Zontes “faz mira” à Honda: 552G é a nova maxi-scooter que promete ameaçar a X-ADV; chegada a Portugal ainda por anunciar

O mercado ibérico mudou de tal forma que já ninguém olha para a Zontes como uma curiosidade exótica. Em 2025, a marca asiática tornou-se numa força dominante, conquistando...

Read moreDetails

Triumph eleva conceito de desportiva naked com a Street Triple 765 RX, uma derradeira proposta para as pistas

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
Triumph eleva conceito de desportiva naked com a Street Triple 765 RX, uma derradeira proposta para as pistas

JORDAN PAY 2025

Read moreDetails

MITT Ibiza 125: a pequena rebelde que faz da cidade um parque de diversões

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
MITT Ibiza 125: a pequena rebelde que faz da cidade um parque de diversões

Ride Thru Media

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.