• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Domingo, Dezembro 7, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home MotoGP

Revolução MotoGP 2027: Engenheiro da Aprilia Alerta Para “Suicídio Económico” Com Reformulação Radical

by Redação
Setembro 22, 2025
in MotoGP
0
Revolução MotoGP 2027: Engenheiro da Aprilia Alerta Para “Suicídio Económico” Com Reformulação Radical
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

À medida que o MotoGP se prepara para aquela que poderá ser a mudança técnica mais radical da última década, um alarme ressoa nas oficinas. Pouco antes do Grande Prémio de San Marino, Marco De Luca, diretor técnico da Aprilia, lançou uma crítica feroz à transição para motores de 850cc em 2027, classificando-a como nada menos do que um “suicídio económico” que pode arruinar financeiramente os construtores, sem garantias de resultados.

As novas regras — que preveem a redução da cilindrada para 850cc, a eliminação dos dispositivos de rebaixamento e uma aerodinâmica simplificada — deixaram De Luca indignado. Para o engenheiro, a mudança é não só excessiva, como também profundamente errada. “Na minha opinião pessoal, poderíamos alcançar os mesmos resultados de forma muito mais simples,” afirmou, questionando a validade desta revolução técnica. A situação complica-se ainda mais com a transição para pneus Pirelli, um desafio adicional para um processo já de si arriscado.

RelatedPosts

Verge TS Pro: A hyper-naked finlandesa, bem ousada e que reinventa convenções

VÍDEO – KTM já testa a moto de 850 cc para o MotoGP de 2027

O domínio de Marc Márquez no MotoGP 2025: e se ele não tivesse corrido?

No centro da crítica está a realidade nua e crua: as alterações vão muito além do motor. “Isto será uma moto completamente nova,” explicou. “Tudo terá de ser repensado; o motor será mais pequeno, mais leve e colocado de forma diferente. O sistema de escape será diferente. O sistema de arrefecimento será totalmente diferente. A entrada de ar, tudo será diferente.”

A mensagem da Aprilia é clara: “Não se pode simplesmente pegar no novo motor e montá-lo na moto atual; estamos a começar do zero.” Esta reformulação elimina qualquer hipótese de economia de escala. “É uma causa perdida. Portanto, começamos do nada.”

Ironia das ironias, um dos objetivos declarados desta regulamentação é a redução de custos. Mas De Luca rebate de forma arrasadora: “Se me perguntarem se será mais barato no início, a resposta é não.” Esta revelação é um balde de água fria para as equipas, que terão de investir somas colossais no desenvolvimento de uma máquina totalmente nova, sem qualquer garantia de retorno ou competitividade imediata.

O alerta urgente de De Luca expõe a crescente fratura entre os decisores da Dorna e as realidades técnicas e económicas vividas pelas equipas. Enquanto o paddock procura reduzir despesas e equilibrar forças, a revolução de 2027 ameaça aumentar ainda mais o fosso entre os construtores mais ricos e os que já lutam pela sobrevivência, empurrando-os perigosamente para o abismo financeiro.

Será este o início de um colapso catastrófico? Só o tempo dirá, mas os sinais são preocupantes.

À medida que a comunidade do MotoGP se prepara para esta mudança monumental, a grande questão permanece: irão os regulamentos de 2027 abrir caminho ao progresso ou precipitar o desporto para o desastre? As apostas nunca foram tão altas.

Related

O Reinado Imparável de Marc Márquez na Ducati Incendeia Planos de Vingança dos Rivais para o Duelo de 2026

by Redação
Setembro 23, 2025
0
O Reinado Imparável de Marc Márquez na Ducati Incendeia Planos de Vingança dos Rivais para o Duelo de 2026

@photopsp_jacek_swiderek

Read moreDetails

As Competências de Travagem Inigualáveis de Quartararo Deixam os Rivais da Yamaha para Trás!

by Redação
Setembro 23, 2025
0
As Competências de Travagem Inigualáveis de Quartararo Deixam os Rivais da Yamaha para Trás!

photopsp_lukasz_swiderek

Read moreDetails

O Segredo da Ducati: Jack Miller Revela Que Quase Construíram um Motor de Quatro Cilindros em Linha no MotoGP!

by Redação
Setembro 23, 2025
0
O Segredo da Ducati: Jack Miller Revela Que Quase Construíram um Motor de Quatro Cilindros em Linha no MotoGP!

@photopsp_jacek_swiderek

Read moreDetails

Viñales Recupera da Lesão: Pronto Para Conquistar o Exigente Circuito de Motegi no Japão!

by Redação
Setembro 23, 2025
0
Viñales Recupera da Lesão: Pronto Para Conquistar o Exigente Circuito de Motegi no Japão!

@photopsp_jacek_swiderek

Read moreDetails

O Terramoto do MotoGP: Gigi Dall’Igna Revela Que a Mudança Para Pneus Pirelli Vai Redefinir as Corridas em 2027!

by Redação
Setembro 23, 2025
0
O Terramoto do MotoGP: Gigi Dall’Igna Revela Que a Mudança Para Pneus Pirelli Vai Redefinir as Corridas em 2027!

MotoGP Prepara-se Para Explodir em 2027: A Verdade Revolucionária dos Pneus Pirelli À medida que o MotoGP se prepara para uma mudança sísmica em 2027, todas as atenções...

Read moreDetails

Viñales e Bastianini Prontos Para Conquistar o Japão: Será Motegi o Ponto de Viragem?

by Redação
Setembro 23, 2025
0
Viñales e Bastianini Prontos Para Conquistar o Japão: Será Motegi o Ponto de Viragem?

www.photoPSP.com

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.