• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Segunda-feira, Dezembro 15, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Noticias de Motos

Tularis 800: A moto que desafiou convenções

by Redação
Setembro 17, 2025
in Noticias de Motos
0
Tularis 800: A moto que desafiou convenções
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A Tularis 800 foi uma das motos mais singulares alguma vez apresentadas ao mundo. Criada como protótipo no início dos anos 2000, pretendia demonstrar que um motor proveniente de motas de neve podia ser adaptado para uso em estrada e em pista, oferecendo prestações muito acima do esperado para um conceito tão invulgar. O responsável por esta máquina foi Rob Tuluie, um físico e engenheiro que decidiu aplicar os seus conhecimentos académicos e paixão pelo motociclismo num projeto radical.

O coração da Tularis 800 era um motor Rotax de dois tempos e quatro cilindros em linha, originalmente concebido para veículos de neve. Adaptado e otimizado, este bloco debitava cerca de 160 cavalos, transmitidos através de uma caixa de seis velocidades a uma estrutura leve e rígida. Tratava-se de uma moto experimental, mas com números que, na época, rivalizavam com desportivas de topo de cilindrada superior.

RelatedPosts

QJMotor Rino 900 ADV antecipa uma nova era adventure com motor tricilíndrico

Brembo distinguida com dupla classificação ‘A’ pelo CDP pela sua atuação e luta pela sustentabilidade

As motos de 125cc são realmente perigosas? O mito que divide condutores

A velocidade máxima rondava os 300 km/h, um valor impressionante para um protótipo artesanal. O baixo peso — menos de 150 kg em ordem de marcha — conferia-lhe uma relação peso/potência extraordinária, tornando a Tularis 800 uma referência em aceleração e agilidade. Visualmente, apresentava linhas simples e funcionais, muito mais próximas de uma moto de competição pura do que de um modelo de estrada convencional.

O segmento da Tularis 800 era claramente o das superbikes, ainda que nunca tenha sido pensada para produção em massa. A ideia de Tuluie era provar que uma solução técnica alternativa poderia competir com as melhores marcas japonesas e europeias, explorando a eficiência do motor de dois tempos em conjunto com uma ciclística otimizada. A moto chegou mesmo a participar em competições, onde demonstrou o seu potencial frente a máquinas de renome.

Em termos técnicos, destacavam-se a utilização extensiva de materiais leves, suspensão dianteira invertida, travões de elevado desempenho e uma distribuição de massas estudada ao detalhe. Era um verdadeiro laboratório sobre rodas, capaz de unir inovação e ousadia num só conceito. A Tularis 800 não passou da fase protótipo, mas ficou na história como uma das criações mais excêntricas e visionárias do motociclismo moderno.

Images: amcn

Related

QJMotor Rino 900 ADV antecipa uma nova era adventure com motor tricilíndrico

by Redação
Dezembro 15, 2025
0
QJMotor Rino 900 ADV antecipa uma nova era adventure com motor tricilíndrico

A QJMotor prepara-se para dar um passo decisivo no segmento adventure com a Rino 900 ADV, um modelo que marca a estreia de um novo motor tricilíndrico em...

Read moreDetails

Brembo distinguida com dupla classificação ‘A’ pelo CDP pela sua atuação e luta pela sustentabilidade

by Redação
Dezembro 15, 2025
0
Brembo distinguida com dupla classificação ‘A’ pelo CDP pela sua atuação e luta pela sustentabilidade

A Brembo alcançou um marco significativo na sua jornada de responsabilidade ambiental, sendo agraciada com a dupla classificação máxima, ‘A’ e ‘A’, atribuída pela organização global sem fins...

Read moreDetails

As motos de 125cc são realmente perigosas? O mito que divide condutores

by Redação
Dezembro 15, 2025
0
As motos de 125cc são realmente perigosas? O mito que divide condutores

Ride Thru Media

Read moreDetails

Royal Enfield Continental GT-R 750 e Himalayan 750 aproximam-se da produção

by Redação
Dezembro 15, 2025
0
Royal Enfield Continental GT-R 750 e Himalayan 750 aproximam-se da produção

A Royal Enfield começa a levantar o véu sobre a próxima etapa da sua gama de motores bicilíndricos, com dois modelos de 750 cc que apontam claramente para...

Read moreDetails

Desfiles de Pais e Mães Natal Motards levam o espírito de Natal a várias cidades

by Redação
Dezembro 14, 2025
0
Desfiles de Pais e Mães Natal Motards levam o espírito de Natal a várias cidades

Cascais voltou a ser invadido pela cor vermelha e branca este domingo. Cerca de mil motociclistas, vestidos de Pai e Mãe Natal, percorreram todas as freguesias do concelho,...

Read moreDetails

KTM e Husqvarna lançam atualização de software para a gama 390 e modelos 401

by Redação
Dezembro 14, 2025
0
KTM e Husqvarna lançam atualização de software para a gama 390 e modelos 401

A KTM e a Husqvarna iniciaram uma nova campanha de serviço destinada a um conjunto de modelos vendidos em alguns mercados internacionais, após terem sido identificadas situações pontuais...

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.