• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Domingo, Dezembro 21, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home MotoGP

O impressionante highside de Pol Espargaró expõe falhas no novo sistema de controlo de estabilidade da MotoGP

by Redação
Setembro 1, 2025
in MotoGP
0
O impressionante highside de Pol Espargaró expõe falhas no novo sistema de controlo de estabilidade da MotoGP
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Num momento arrepiante de velocidade e perigo, Pol Espargaró sofreu um violento highside durante o recente Grande Prémio da Hungria de MotoGP, levantando sérias dúvidas sobre a eficácia do novo sistema de controlo de estabilidade integrado na ECU unificada do campeonato. Esta tecnologia inovadora, criada para reduzir quedas potencialmente fatais, falhou em evitar a queda brutal do piloto na Curva 8, deixando adeptos e rivais em choque.

Apesar das promessas em torno deste sistema, a experiência de Espargaró expôs uma realidade preocupante: “Não evitou!” desabafou o espanhol, descrevendo o incidente que gerou aceso debate no paddock. O sistema foi concebido para atenuar deslizes laterais que o controlo de tração tradicional poderia não detetar, mas acabou por se mostrar ineficaz quando mais era necessário. “A MotoGP demorou demasiado tempo a implementá-lo,” lamentou, sublinhando a necessidade urgente de maior calibração e testes.

RelatedPosts

Benda P51 hybrid boxer: O surpreendente motor híbrido de 250cc que desafia a lógica

Kawasaki e os híbridos: Novas patentes apontam para uma evolução mais eficiente

Shark SKWAL CUP Speed-Fancy: Espírito de competição para a estrada

A correr como substituto de Maverick Viñales – que sofreu também um violento highside antes da pausa de verão – Espargaró ainda assinou uma prestação positiva, terminando em décimo no Sprint e oitavo na corrida principal. Contudo, a sombra do perigo permanece, com o próprio Viñales a expressar dúvidas sobre a real capacidade do sistema. “Não creio que o [Controlo de Estabilidade] vá evitar este tipo de quedas, em que a eletrónica não tem intervenção,” comentou, evidenciando os limites da tecnologia no contexto extremo da competição.

Na prática, embora o sistema já esteja em funcionamento, continua numa fase experimental. As equipas ainda procuram a melhor forma de o calibrar para as suas motos, recorrendo muitas vezes à função apenas em treinos. Isto levanta uma questão urgente: quantos incidentes graves terão de acontecer até que esta tecnologia se torne realmente eficaz?

A experiência de Espargaró serve de teste e de aviso. “Foi um bom teste,” admitiu após a queda, mas deixou claro que o objetivo é que futuras versões do sistema consigam proteger os pilotos de forma mais eficaz. O espanhol descreveu ter testado “o lado negro deste controlo”, sinal de que há ainda muito trabalho a fazer para garantir a segurança em pista.

O apelo à evolução tecnológica é cada vez mais urgente, sobretudo após incidentes recentes como a assustadora queda de Francesco Bagnaia no GP da Catalunha. À medida que a MotoGP se prepara para mais uma ronda em Barcelona, nunca os riscos foram tão elevados – quer para a segurança dos pilotos, quer para a credibilidade dos sistemas que pretendem protegê-los.

Com a tensão no ar e a segurança em jogo, todas as atenções estarão voltadas para as próximas corridas. Será que a hierarquia da MotoGP vai ouvir os alertas e acelerar melhorias no controlo de estabilidade? Só o tempo dirá se as lições do highside de Espargaró vão, de facto, conduzir a um futuro mais seguro para todos os pilotos.

Related

O Reinado Imparável de Marc Márquez na Ducati Incendeia Planos de Vingança dos Rivais para o Duelo de 2026

by Redação
Setembro 23, 2025
0
O Reinado Imparável de Marc Márquez na Ducati Incendeia Planos de Vingança dos Rivais para o Duelo de 2026

@photopsp_jacek_swiderek

Read moreDetails

As Competências de Travagem Inigualáveis de Quartararo Deixam os Rivais da Yamaha para Trás!

by Redação
Setembro 23, 2025
0
As Competências de Travagem Inigualáveis de Quartararo Deixam os Rivais da Yamaha para Trás!

photopsp_lukasz_swiderek

Read moreDetails

O Segredo da Ducati: Jack Miller Revela Que Quase Construíram um Motor de Quatro Cilindros em Linha no MotoGP!

by Redação
Setembro 23, 2025
0
O Segredo da Ducati: Jack Miller Revela Que Quase Construíram um Motor de Quatro Cilindros em Linha no MotoGP!

@photopsp_jacek_swiderek

Read moreDetails

Viñales Recupera da Lesão: Pronto Para Conquistar o Exigente Circuito de Motegi no Japão!

by Redação
Setembro 23, 2025
0
Viñales Recupera da Lesão: Pronto Para Conquistar o Exigente Circuito de Motegi no Japão!

@photopsp_jacek_swiderek

Read moreDetails

O Terramoto do MotoGP: Gigi Dall’Igna Revela Que a Mudança Para Pneus Pirelli Vai Redefinir as Corridas em 2027!

by Redação
Setembro 23, 2025
0
O Terramoto do MotoGP: Gigi Dall’Igna Revela Que a Mudança Para Pneus Pirelli Vai Redefinir as Corridas em 2027!

MotoGP Prepara-se Para Explodir em 2027: A Verdade Revolucionária dos Pneus Pirelli À medida que o MotoGP se prepara para uma mudança sísmica em 2027, todas as atenções...

Read moreDetails

Viñales e Bastianini Prontos Para Conquistar o Japão: Será Motegi o Ponto de Viragem?

by Redação
Setembro 23, 2025
0
Viñales e Bastianini Prontos Para Conquistar o Japão: Será Motegi o Ponto de Viragem?

www.photoPSP.com

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.