Terminou a etapa maratona do Dakar 2025, e também a primeira semana de prova, com a quinta etapa realizada esta quinta-feira. Rui Gonçalves foi o melhor dos três portugueses em prova.
O piloto da Sherco, que ontem foi quinto, realizou o 22.º tempo a 23m39s do vencedor, Luciano Benavides (Red Bull KTM). O transmontano foi regularmente o 24.º nos pontos intermédios, ganhando duas posições nos últimos quilómetros.
Logo a seguir, em 23.º, ficou António Maio. O homem da Franco Sport Yamaha Racing Team ficou a apenas 14 segundos de Gonçalves, estando também desde cedo na luta pelo top 25 da tirada.
Menos sorte teve Bruno Santos. O piloto que tripula uma Husqvarna da BS-Frutas Patrícia Pilar voltou a sofrer problemas e a perder muito terreno, não indo além de 91.º depois de até ter chegado a rodar fora dos 100 mais velozes.
Na classificação geral, Gonçalves continua a ser o melhor luso, mas perdeu uma posição e é agora 19.º. Maio subiu quatro lugares para ser 25.º, ao passo que Santos voltou a descer e segue em 57.º.