Para os apaixonados por motos exclusivas, mas que não têm meios para adquirir uma dessas joias, o mercado americano está a oferecer uma oportunidade surpreendente. Uma Bimota YB11 Super Leggera de 1996, uma moto que em tempos custava cerca de 30 mil euros, está atualmente a ser leiloada por cerca de 5.800 euros. Sim, é isso mesmo: menos de 6 mil euros por uma superbike italiana que personifica o requinte e a excelência.
A Marca Bimota: Sinónimo de Exclusividade
Fundada em 1973 em Rimini, Itália, a Bimota é célebre pela sua abordagem inovadora: utilizar motores japoneses reconhecidos pela fiabilidade e potência, complementando-os com chassis meticulosamente desenhados. O resultado são motos que combinam tecnologia de ponta e design refinado, muitas vezes elevadas ao estatuto de obras de arte.
A Bimota YB11 Super Leggera é um exemplo perfeito desta filosofia. O nome “YB11” segue a lógica habitual da marca: “Y” refere-se ao motor Yamaha, enquanto “B” representa a Bimota, sendo o número 11 uma referência ao facto de ser o 11.º modelo equipado com motor Yamaha.
O coração desta máquina é o motor de 1.002 cc da Yamaha YZF1000R Thunderace, que na sua configuração original oferecia 145 cv. No entanto, os engenheiros da Bimota elevaram a fasquia: introduziram uma caixa de ar maior, ajustaram os carburadores e redesenharam o sistema de escape para otimizar o desempenho.
Leveza e Elegância
O nome “Super Leggera”, que em italiano significa “superleve”, não foi atribuído por acaso. A YB11 pesa apenas 183 quilos a seco, menos 15 quilos do que a YZF1000R original da Yamaha. Este foco na redução do peso é uma das marcas distintivas da Bimota.
O chassis multitubular, característico da marca, é uma verdadeira obra-prima, com ajustes estratégicos no pivô do braço oscilante e na viga principal para melhorar a rigidez e a maneabilidade. A suspensão, fornecida pela Paioli, inclui forquilhas dianteiras ajustáveis com impressionantes 51 mm de diâmetro.
Apesar do seu aspeto de superbike, a YB11 apresenta características de sport-touring. Pesando 215 quilos em ordem de marcha e com uma caixa de cinco velocidades, esta moto oferece uma condução equilibrada, sendo ideal tanto para estradas sinuosas como para longas viagens.
Uma Raridade de Coleção
A exclusividade desta moto é inegável: apenas 600 unidades foram fabricadas, das quais 87 foram exportadas para os Estados Unidos. O exemplar em leilão apresenta um estado quase impecável, com apenas 3.200 quilómetros registados no odómetro. Além disso, o proprietário atual realizou uma manutenção completa, incluindo a substituição de pneus, bateria nova e uma limpeza profissional do depósito.
O Mercado Americano e a Depreciação
Apesar de o preço da subasta ainda poder subir até ao seu encerramento a 26 de dezembro de 2024, mesmo que duplicasse, continuaria a ser uma verdadeira pechincha para uma moto desta envergadura. Para colocar em perspetiva, outros modelos clássicos da Bimota têm sido vendidos por valores significativamente mais elevados, como uma SB6R de 1997 por 9.200 euros ou uma DB4 de 1998 por 15.400 euros.
Por que razão esta moto é tão acessível nos Estados Unidos? Em parte, a explicação está na menor valorização das marcas italianas, com exceção da Ducati, neste mercado. A ausência de uma rede de suporte sólida e o posicionamento da YB11 como uma moto de sport-touring, num mercado que privilegia superbikes mais puras, poderão também ter contribuído para esta depreciação.
Para os colecionadores e entusiastas, esta pode ser uma oportunidade única de adquirir um ícone do motociclismo por um preço surpreendentemente acessível.
Source: Todocircuito