A Yamaha está fortemente empenhada em regressar à luta pelos sucessos no MotoGP. Alex Barros considera que os esforços estão a resultar em melhorias, ainda antes da ajuda vital que será ter uma equipa satélite em 2025.
No podcast Pódio Cast, do Motorsport.com, o ex-piloto afirmou: ‘A Yamaha YZR-M1 apresentou resultados da segunda metade da temporada para a frente, viram uma recuperação. […]. É lógico que sabemos que, quanto mais perto, mais difícil vai ficando tirar a diferença’.
Recordando as promessas e empenho que a Yamaha fez a Fabio Quartararo para renovar ao nível financeiro e de planos de trabalho, Barros frisou que o construtor de Iwata está a mostrar progressos…ao contrário da Honda:
– A Yamaha está a trabalhar e a dar sinais de melhoria. A diferença ainda é grande, mas está a diminuir. A Honda, em nenhum momento, apresentou esses sinais de melhoria.
Para além do acordo com a Pramac, a Yamaha fez várias contratações de técnicos, como Max Bartolini, tem planos de desenvolvimento da moto e até de um novo motor V4 que está a ser desenvolvido.