Vai arrancar no próximo ano a Bagger Racing European Cup. Como o nome indica, está destinado a motos bagger e terá a Europa como base, sendo Ruben Xaus o organizador com o apoio da Federação de Andorra.
Podem inscrever-se todas as marcas cujas motos estejam equipadas com sacos no mercado. A mais célebre é a Harley-Davidson (Street Glide, Road Glide, Road King e Ultra), mas há uma longa lista de motociclos permitidos.
A lista inclui ainda a BMW R18, Ducati Diavel V2, Honda Goldwing, Kawasaki VN Voyager, Moto Guzzi (California e MGX 21), Suzuki Intruder, Triumph Rocket, WYCHE Motorcycle e Yamaha Star Cruiser).
A Bagger Racing European Cup terá duas corridas por ronda (uma no sábado e outra no domingo), e como outros campeonatos terá treino livre e sessões oficiais para definirem a grelha de partida. Ainda não foi anunciado o calendário deste campeonato.
Xaus comentou: ‘Encontrei terreno fértil para este projeto na FIM Europe, que imediatamente o abraçou com entusiasmo. Estou convicto de que este campeonato pode ser um valor acrescentado para os eventos nos quais seja acolhido, aumentando o nível de entretenimento e interesse dos mesmos. Estamos no processo de definir o calendário, que será tornado oficial dentro de poucos dias, mas iremos incluir os principais países europeus. O regulamento também será simples e aberto a todos. Queremos que os pilotos que se registem no campeonato se divirtam’.
Da parte da FIM Europe, o secretário geral Alessandro Sambuco referiu: ‘Fico sempre muito satisfeito quando conseguimos acrescentar um novo título à nossa oferta desportiva. Acrescentar um novo título é um indicador de saúde para o nosso mundo e também indica que há confiança no que a FIM Europe pode oferecer. E o que oferecemos é o que nos diferencia do resto do mundo do desporto, o que vive fora do sistema desportivo internacional: oferecemos regulamentos desportivos, segurança na prática desportiva, cobertura de seguros e organizações que estão aptas a todas as situações. As Baggers irão oferecer a uma ampla gama de pilotos, de jovens a mais velhos, uma oportunidade de competir num ambiente dinâmico e seguro que, graçaçs ao novo Promotor, irá oferecer também entretenimento para acompanhar as corridas’.