• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Domingo, Dezembro 7, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Desporto

MotoGP 2024 em análise: Havia potencial para mais de Franco Morbidelli

by Redação
Dezembro 19, 2024
in Desporto
0
MotoGP 2024 em análise: Havia potencial para mais de Franco Morbidelli

Franco Morbidelli ITA Prima Pramac Racing Ducati MotoGP GP San Marino 2024 (Circuit Misano) 6-8.09.2024 photo: Lukasz Swiderek? www.photoPSP.com? @photopsp_lukasz_swiderek?

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Franco Morbidelli chegou ao fim do seu percurso com a Yamaha depois de 2023, juntando-se à Prima Pramac nesta época de MotoGP. O piloto acabou em nono, mas fica a sensação de que poderia ter feito muito mais.

Com uma Ducati Desmosedici GP24 – a moto mais forte do pelotão – e numa equipa que tinha sido campeã em 2023, as condições estavam reunidas. No entanto, no fim de janeiro lesionou-se com gravidade enquanto treinava em Portimão.

RelatedPosts

Yamaha abandona o mítico inline-four no MotoGP: Poderá ser o prenúncio de uma nova R1 com motor V4?

Verge TS Pro: A hyper-naked finlandesa, bem ousada e que reinventa convenções

VÍDEO – KTM já testa a moto de 850 cc para o MotoGP de 2027

Início atribulado, antes da consistência

Isso obrigou-o a falhar toda a pré-época, num ano em que tinha de se adaptar a uma nova equipa e a uma nova moto. A A adaptação acabou por ter de ser feita em contexto de competição a partir do GP do Qatar.

O que se refletiu nos resultados: Morbidelli só pontuou pela primeira vez na corrida Sprint do GP de Espanha. Do GP de Itália em diante, foi sempre a crescer: só falhou o top nove por quatro vezes no resto da época e pontuou em todas as rondas – apenas na corrida Sprint no caso dos GP de San Marino e da Tailândia.

O crescimento do italiano ao longo do ano mostrou que, se não fosse o infortúnio que o afastou da época, poderia ter lutado por resultados melhores. A consistência esteve lá e o potencial também foi evidente. Fica, pois, o ponto de interrogação: onde teria chegado Morbidelli sem a lesão?

O seu melhor resultado foi um quarto lugar na Indonésia, mas teve o sabor do pódio por umaw vez na corrida Sprint – e logo em casa em Misano. Morbidelli foi, de resto, também presença regular nos pontos nas corridas Sprint (falhou-os apenas quatro vezes desde o quarto lugar na Sprint de Jerez).

O ponto forte

A consistência foi um ponto a destacar em Franco Morbidelli, tal como a capacidade de adaptação e de progredir. Reagiu a uma situação complicada e a uma lesão grave com empenho e motivação de se instalar o mais rapidamente possível na Pramac e na moto da Ducati. E, quando o conseguiu, esteve a progredir e a apresentar resultados sólidos.

O ponto fraco

Ter falhado a pré-temporada por lesão parece-nos ter sido um aspeto que prejudicou significativamente a temporada de Morbidelli – como foi evidente na fase inicial, enquanto teve de se adaptar e esteve longe de aproveitar todo o potencial da Desmosecici GP24.

O melhor momento

A sequência de resultados entre os GP de San Marino e do Japão foi a fase áurea da época de Morbidelli. Um pódio na corrida Sprint em Misano a correr em casa, seguido dos três melhores resultados do ano (dois quintos lugares e um quarto lugar nas corridas principais da Emília Romanha, Indonésia e Japão).

O pior momento

Embora não tenha acontecido durante a temporada, apontamos como o pior momento da temporada de Morbidelli a lesão sofrida no fim de janeiro num treino. Foi um momento duro, e no qual o piloto escapou, por sorte, a problemas bem maiores – recorde-se que chegou a sofrer um coágulo no cérebro devido ao impacto.

Related

VÍDEO – KTM já testa a moto de 850 cc para o MotoGP de 2027

by Redação
Dezembro 6, 2025
0
VÍDEO – KTM já testa a moto de 850 cc para o MotoGP de 2027

A KTM prepara o futuro: primeiro olhar sobre a inovadora moto de 850 cc para o MotoGP 2027! A KTM tornou-se oficialmente o primeiro fabricante a revelar a...

Read moreDetails

O domínio de Marc Márquez no MotoGP 2025: e se ele não tivesse corrido?

by Redação
Dezembro 6, 2025
0
O domínio de Marc Márquez no MotoGP 2025: e se ele não tivesse corrido?

photopsp_lukasz_swiderek

Read moreDetails

Trial de Penela coroou Campeões Nacionais 2025

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
Trial de Penela coroou Campeões Nacionais 2025

A quinta e última ronda do Campeonato Nacional de Trial 2025 teve lugar em Penela no passado dia 1 de dezembro, coroando assim os novos Campeões Nacionais e...

Read moreDetails

CF Moto quer Mundial de Superbikes em 2028

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
CF Moto quer Mundial de Superbikes em 2028

Após ter 'chocado' o mundo ao apresentar a V4 SR-RR no recente EICMA em Milão os chineses da CF Moto estão já a preparar o desenvolvimento da moto...

Read moreDetails

BMW e Honda com apenas duas motos nas SBK

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
BMW e Honda com apenas duas motos nas SBK

Com as inscrições para o mundial Superbike 2026 já encerradas salta de imediato à vista a ausência da equipa da MIE Racing e a entrada da formação de...

Read moreDetails

O MotoGP enfrenta mudança significativa com a saída do diretor comercial Dan Rossomondo

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
O MotoGP enfrenta mudança significativa com a saída do diretor comercial Dan Rossomondo

Dan Rossomondo abandona um cargo chave do MotoGP num momento em que este está a "trocar de mãos".justamente quando o campeonato ganha impulso! Dan Rossomondo, o cérebro comercial...

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.