Em agosto passado, a corrida principal do GP da Áustria de MotoGP começou mal para Marc Márquez. Um problema com um pneu obrigou a uma mudança de última hora antes da corrida, o que levou a uma descida de temperatura que o distraiu na volta de formação.
Cerca de quatro meses depois, o seu chefe de mecânicos, Frankie Carchedi, revelou alguns detalhes sobre o sucedido num podcast do site Crash.net, ao afirmar:
– As regras da pressão são muito, muito difíceis, então não podes definir a tua pressão quase até ao último momento antes de levares [os pneus] no carrinho para a grelha. E o que aconteceu nessa situação foi: quando analisas a temperatura de pista, a temperatura do ar, a humidade, tudo o que vai para o cálculo, podíamos tirar um bocado de ar. E assim que tirámos a tampa da válvula da jante dianteira, perdeu o ar todo.
A jante teve de ser substituída à pressa, uma vez que segundo o engenheiro os pneus são escassos: ‘Geralmente tens cinco pneus dianteiros que podes usar todo o fim de semana. Usas um no início do FP2 para obter o teu ritmo de corrida; usas um para os teus ataques ao cronómetro, usas o terceiro para a qualificação, e depois tens duas corridas. Então, não tens um pneu suplente. Sim, tens pneus suplentes, macios ou outro composto, mas verão que quase todos os pilotos usaram o mesmo’.