Este domingo, foi histórico para a família Doohan. Jack, filho do pentacampeão do mundo de motociclismo Mick, estreou-se num Grande Prémio de Fórmula 1.
Com 21 anos, o australiano que enveredou pelo automobilismo em vez do motociclismo como o pai, já tinha participado em treinos livres. Mas a Alpine promoveu-o a um lugar permanente em 2025 e antecipou a sua estreia para o GP de Abu Dhabi que encerrou a época deste ano. E Mick esteve lá para ver.
Foi uma primeira oportunidade para Jack Doohan conhecer a categoria rainha em ambiente verdadeiramente competitivo. Por isso, não se pedia muito em termos de resultados – até porque o monolugar está longe de ser um dos melhores.
Na qualificação, o piloto não foi além do último lugar, mas devido a penalizações de rivais à sua frente partiu de 17.º. O top dez – que dá direito a pontos – nunca esteve perto na corrida.
Mas Jack Doohan conseguiu fazer uma prestação sólida, isenta de erros ou percalços de maior, concluindo em 15.º – logo atrás de Lance Stroll e à frente do experiente Kevin Magnussen.