Valentino Rossi teve um impacto no MotoGP como poucos ou mesmo nenhuns até hoje, e se em termos de títulos o seu currículo o coloca com alguns pilotos por perto (Marc Márquez) e até superior (Giacomo Agostini, Angel Nieto, Mike Hailwood), a verdade é que o feitio carismático e polémico também marcou a sua carreira e o tornaram único.
Quem tem essa opinião é também Casey Stoner, duas vezes campeão do mundo, que referiu no podcast Ducati Diaries que nunca tentou imitar o italiano, ou assumir o protagonismo deste: ‘Não segui as pisadas do Valentino. Não tentei assumir o papel que ele tinha. Aquilo era ele, era o seu carácter. Foi fantástico para o desporto. Foi quase perfeito, a forma como fazia tudo’.
No entanto, garante Stoner, houve quem tentasse imitar a forma de estar de Rossi, mas sem sucesso, uma vez que não lhes era natural, nem um traço da sua personalidade:
– Nunca tentei ser essa pessoa. Desde o meu tempo, vi muita gente a tentar ser esta mesma personagem, a tentar conquistar os fãs do Valentino. Mas é tão forçado, tão teatral. Mesmo assim, são adorados por isso.
Por: AM