Historicamente, Marc Márquez tem tido mais dificuldades para ser competitivo em circuitos com mais curvas à direita – enquanto alguns dos seus melhores são aqueles com curvas predominantemente à esquerda.
No entanto, o seu chefe de mecânicos em 2024, Frankie Carchedi, viu algo diferente este ano. Em entrevista ao site Crash.net, começou por afirmar: ‘Sabemos que o Marc sempre achou as curvas à direita mais difíceis do que às esquerda, mas fazemos aquilo a que se chama de análise mediana, que é a análise do ritmo de corrida. Então, não só o teu setor mais veloz, mas a tua média’.
Carchedi, que esteve ao lado de Márquez na Gresini, revelou depois: ‘Sepang e Catalunha são provavelmente as duas pistas que ele mais detesta! E na verdade fomos os mais velozes no último setor durante a corrida da Catalunha, que é puramente de curvas à direita. E o mesmo no setor 1 em Sepang, que é a muito veloz curva 3’.
O técnico acrescentou: ‘Então, para nós, de onde começámos, isso foi muito bom de um ponto de vista pessoal. Porque de algo em que ele tinha dificuldades ou não gostava, ele tornou-se o mais competitivo’.