Marc Márquez foi forte e competitivo desde que se estreou numa moto da Ducati no GP do Qatar deste ano. No entanto, o piloto da Gresini teve de esperar mais de meia época para obter a sua primeira vitória com o construtor italiano.
Oresença regular nos pódios, o oito vezes campeão do mundo chegou a parecer candidato ao título. As primeiras hipóteses de ganhar foram no GP das Américas e de Espanha, mas por motivos diferentes não as conseguiu aproveitar.
Só no GP de Aragão, no fim de agosto, é que Márquez venceu pela primeira vez com uma Ducati da Gresini. Depois disso, obteve ainda mais dois triunfos, em San Marino e no Japão.
O seu chefe de mecânicos foi Frankie Carchedi. Em declarações ao site Crash.net, o técnico comentou que, se esse primeiro triunfo tivesse chegado numa fase mais adiantada, a temporada poderia ter sido diferente para Márquez:
– Talvez as coisas pudessem ter corrido de forma diferente se ele tivesse tido a primeira vitória mais cedo. Lembro-me muito bem de Jerez, infelizmente ele caiu numa poça molhada na Sprint enquanto liderava. E sei que isso teve algum efeito na corrida principal. Também estivemos de fora em Austin, onde tivemos um problema de travões [com queda enquanto Márquez era líder]. Então, era importante terminar.